Branded Content XPENG G6 oferece a tecnologia que os alemães querem

patrocinado XPENG XPENG

Vídeo

XPENG G6 oferece a tecnologia que os alemães querem

Mais que um novo SUV elétrico já no mercado nacional, o XPENG G6 é um concentrado de tecnologia que conseguiu até cativar um gigante alemão.

Guilherme costa com xpeng g6
© Razão Automóvel

O XPENG G6 poderá não ser apenas mais um SUV elétrico. O motivo principal reside na sua tecnologia, muito cobiçada por marcas que normalmente estão do outro lado da mesa. Nomeadamente a Volkswagen, que investiu mais de 700 milhões de euros no capital desta marca que muitos ainda não conhecem.

Chama-se XPENG, foi fundada em 2014, já está disponível em Portugal e define-se como uma empresa de software que, por acaso, também faz automóveis. Um desses automóveis é este G6 — 100% elétrico, com preço a partir dos 44 600 euros ou, no caso das empresas, 36 300 euros mais IVA.

Neste vídeo, mostramos os principais destaques deste SUV, que é o modelo mais importante desta marca chinesa:

Sobre a XPENG

A XPENG produz drones, robôs humanoides e plataformas baseadas em inteligência artificial. E entrou no setor com ambição séria. O G6 é talvez o seu modelo mais importante — foi desenhado para rivalizar diretamente com o Tesla Model Y.

XPENG G6 Long Range, traseira
© Razão Automóvel A versão Long Range RWD do XPENG G6 anuncia 570 km de autonomia em ciclo combinado WLTP.

Sob a carroçaria, encontramos uma plataforma de última geração, apelidada de SEPA 2.0. Foi concebida para integrar as mais avançadas tecnologias da indústria automóvel: gigacasting para definir partes da carroçaria — uma peça única pode substituir mais de 300 componentes individuais para formar a mesma secção —, bateria integrada no piso (resistente até 80 toneladas de pressão), software próprio e uma abordagem de design clean (depurado), mas funcional. Segundo a XPENG, com isto, o G6 ganhou espaço, rigidez estrutural e segurança.

Segundo a marca, a sua app (disponibilizada de forma gratuita) é outro ponto em destaque: permite ver o estado da bateria, controlar o ar condicionado, consultar o histórico de consumo energético das viagens e até ativar o IA Guard, um sistema de alarme inteligente que grava quando alguém se aproxima do carro.

Também é possível deslocar o carro para a frente e para trás remotamente — útil para saídas de lugares apertados — e ainda utilizar o sistema de estacionamento autónomo.

XPENG G6 habitáculo
© Razão Automóvel O XPENG conta com integração sem fios com Android Auto e Apple CarPlay.

No interior, destaque para o ecrã central de 14,96”, com sistema operativo desenvolvido pela própria XPENG, compatível com Apple CarPlay sem fios e Android Auto. O assistente virtual está sempre online e recebe atualizações remotas (OTA). Os carregadores de indução para smartphones são duplos, com 50 W e ventilação ativa. E o sistema de som Xopera traz 18 altifalantes e 960 W de potência. Os bancos dianteiros são aquecidos, ventilados e reclináveis, permitindo transformar o habitáculo num lounge.

Sobre o XPENG G6 que conduzimos

A unidade testada é a versão Long Range RWD, com 210 kW (286 cv) e tração traseira. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos, com uma velocidade máxima limitada aos 200 km/h. Existe ainda uma versão Performance AWD com quase 500 cv, que encurta esse tempo para 4,0 segundos, com tração às quatro rodas.

Em estrada, a versão Long Range privilegia o conforto. A bateria tem 87,5 kWh úteis, o que permite uma autonomia de até 773 km em ciclo urbano WLTP. Em ciclo combinado, o valor oficial desce para 570 km.

Em condições reais, durante a semana que passámos ao volante do G6, registámos um consumo de 17,9 kWh/100 km em condução mista, o que equivale a cerca de 490 km de autonomia reais. Em cidade, o consumo baixou para menos de 14 kWh/100 km. Ou seja, fazer mais de 600 km com uma carga em contexto urbano não é difícil.

Para conhecer todos os detalhes deste XPENG G6, veja o vídeo completo que destacámos no início deste artigo.