Branded Content Quais as vantagens de optar pelo crédito automóvel?

patrocinado Credibom Credibom

Financiamento

Quais as vantagens de optar pelo crédito automóvel?

O crédito automóvel é uma das soluções financeiras disponíveis para a compra de um automóvel. Conheça as vantagens e desvantagens.

Este artigo faz parte do Explicador de Crédito — Credibom x Razão Automóvel. Acha que sabe tudo sobre crédito automóvel? Se tem dúvidas, nós explicamos.

Não dá para adiar mais e precisa mesmo de comprar um carro, mas caso não tenha o valor necessário, optar por um crédito automóvel pode ser a solução certa para o seu caso.

O nome diz tudo. O crédito automóvel é um tipo de financiamento específico para a compra de veículos, sejam novos, semi-novos ou usados. A grande diferença para outros tipos de crédito, como o pessoal, é que, no crédito automóvel, o carro serve de garantia, e isso traz algumas vantagens.

Vamos então saber que vantagens são essas e, claro, quais são as desvantagens, porque todos os pormenores contam para que possa efetuar uma escolha bem informada.

© Twofiqu barbhuiya na Unsplash

Vantagens do crédito automóvel

O carro ao servir de garantia (em caso de incumprimento) dá, desde logo, uma grande vantagem ao crédito automóvel: taxas de juro mais baixas, quando comparado, por exemplo, com o crédito pessoal. E taxas de juro mais baixas traduzem-se em prestações mais acessíveis, o que pode fazer toda a diferença no equilíbrio do seu orçamento mensal.

Há muitas razões para sonhar, mas o melhor é fazer. Simule um Crédito Pessoal Credibom.

Outra vantagem é a de permitir o financiamento até 100% do valor do carro, ainda que não seja possível em todos os créditos automóveis. Caso tenha escolhido um crédito que financie a totalidade do valor do carro, não precisa de desembolsar uma entrada inicial.

A flexibilidade no pagamento é outra das vantagens. Atualmente o crédito automóvel oferece prazos de pagamento que podem ir até 120 meses (10 anos). Isto significa que tem mais opções em ajustar o valor da prestação à medida do seu orçamento. Além disso, pode fazer amortizações parciais ou totais do crédito, reduzindo o valor total em dívida. Só tem de ter em atenção se há ou não penalizações associadas.

Ainda sobre o tema do pagamento do crédito, pode escolher entre entre taxa fixa ou variável, tal como no crédito de habitação. Se a taxa fixa, por princípio mais elevada, traz previsibilidade e estabilidade nos pagamentos a efetuar ao longo do contrato; a taxa variável pode beneficiar de descidas na Euribor, reduzindo a prestação. Mas alertamos que o contrário também pode acontecer.

Por fim, mas não menos importante, ao escolher um crédito automóvel, fica, desde logo, com a propriedade imediata do carro. Ou seja, o nome que surge no Título de Registo de Propriedade é o seu, mas caso o crédito automóvel tenha reserva de propriedade, a entidade financeira tem direito sobre o carro em caso de incumprimento de pagamento.

Desvantagens do crédito automóvel

Como acontece com todas as soluções de financiamento, há algumas desvantagens, sobretudo quando comparadas com outras, como o crédito pessoal.

Talvez a mais óbvia é a que o crédito automóvel só serve para uma coisa: compra de veículos. Se precisa de um crédito para outros usos, o crédito pessoal pode ser a escolha certa.

O crédito automóvel também tem custos adicionais. Além dos juros, tem o pagamento de seguros (por exemplo, vida e proteção ao crédito) e taxas de contratação. Tudo isto faz aumentar o custo total do financiamento.

Já o referimos antes, mas importa referir novamente que em alguns destes créditos é exigida uma entrada inicial e isso pode ser um entrave à aquisição do carro que deseja, caso não tenha orçamento para esse valor.

Preciso de saber mais alguma coisa?

Como sempre, caso esteja a considerar optar por um crédito automóvel (ou outro qualquer), faça os trabalhos de casa. Avalie bem o seu orçamento, calcule a taxa de esforço, compare opções no mercado, faça todas as simulações necessárias e, no final, leia muito bem as condições do contrato antes de o assinar.

A melhor opção será sempre aquela que garantir maior tranquilidade.