Branded Content Descomplicar o crédito automóvel. O significado de TAEG, MTIC, TAN e muito mais

patrocinado Credibom Credibom

Financiamento

Descomplicar o crédito automóvel. O significado de TAEG, MTIC, TAN e muito mais

Se está à procura de um crédito automóvel já se deve ter deparado com siglas, à partida, indecifráveis. Saiba o seu significado.

Este artigo faz parte do Explicador de Crédito — Credibom x Razão Automóvel. Acha que sabe tudo sobre crédito automóvel? Se tem dúvidas, nós explicamos.

Caso esteja ativamente à procura de um crédito automóvel, vai-se deparar com uma série de valores, seja em percentagens ou em euros, associados a siglas que parecem ser um mistério.

Neste artigo vamos descodificá-las, esclarecer o seu significado, para quais deve olhar com mais atenção e de que modo podem afetar o valor da prestação mensal do crédito que deseja.

Antes de as explorarmos, importa compreender que o crédito automóvel é uma modalidade específica de financiamento utilizada para a aquisição de um carro, seja ele novo ou usado. Quando comparado com outros tipos de crédito, o automóvel é um dos mais simples de obter. Em função das condições, pode financiar até 100% do valor do carro, com prazos de pagamento que podem chegar até aos 120 meses (10 anos).

O significado das siglas

Há três siglas que se destacam no crédito automóvel: TAN, TAEG e MTIC. As duas primeiras correspondem a taxas, enquanto a última é um valor expresso em euros. Vamos descomplicá-las e esclarecer o significado de cada uma delas mais em detalhe.

TAN — Taxa Anual Nominal. A TAN representa o custo associado aos juros do empréstimo. Este valor é processado anualmente, o que significa que deve ser dividido por 12 para calcular o valor mensal. O valor é apresentado sob a forma de percentagem (%) e esta taxa pode ser fixa ou variável.

Se a taxa for fixa, o valor da prestação mensal mantém-se constante ao longo do contrato, oferecendo maior previsibilidade e estabilidade. Assim, desde o início do contrato saberá sempre quando vai pagar ao mês. O risco é mais baixo, mas a taxa fixa pode ser superior à variável, de modo a que a entidade financeira possa cobrir eventuais flutuações nas taxas de mercado.

Há muitas razões para sonhar, mas o melhor é fazer. Simule um Crédito Pessoal Credibom.

Por outro lado, se a taxa for variável, o valor está sujeito a oscilações ao longo do tempo, uma vez que está indexada à taxa Euribor, tornando-a menos previsível e menos estável. Em contrapartida, a taxa variável pode ter, em função da Euribor, um valor inferior.

TAEG Taxa Anual de Encargos Efetiva Global. É para esta taxa que deve olhar no momento de comparar créditos de diferentes instituições. Representa o custo total do seu empréstimo, que inclui a TAN e outros custos, entre os quais comissões, seguros, despesas com impostos e outros. Por isso, o valor da TAEG, também expresso em percentagem, vai ser sempre mais elevado que a TAN.

Na altura de escolher o crédito automóvel, comparar as diferentes ofertas do mercado, tendo por base a TAEG é um dos fatores mais importantes. Caso tenha dúvidas, não hesite em pedir esclarecimento.

MTIC — Montante Total Imputado ao Consumidor. Ao contrário das taxas referidas acima, o MTIC não é uma taxa, mas sim o montante total (em euros) que terá de pagar à entidade financeira durante o período do empréstimo. Este inclui o valor do empréstimo pedido e os custos associados: juros, comissões, impostos e outros encargos.

A TAEG e o MTIC refletem os custos totais do crédito pedido. São estes indicadores que deve usar para comparar as diferentes propostas de crédito.

Outras despesas que deve ter em atenção

Para além de todas as questões acima, também poderão existir custos adicionais, não contemplados acima:

Comissões ou despesas associadas ao incumprimento das obrigações do contrato: podem ser cobradas multas pelo atraso no pagamento.

Comissões associadas ao pagamento antecipado do crédito: dependendo das condições do seu contrato, podem ser cobradas despesas adicionais no caso de amortizar antecipadamente o crédito.

Outras despesas associadas à subscrição do bem ou serviço: independentemente de celebrar o contrato de crédito ou não, existem despesas associadas à aquisição dos bens ou serviços.

Custos notariais: quaisquer documentos específicos para o contrato deverão ser suportados pelo cliente.

Quer saber mais sobre crédito automóvel? Não fique às escuras. Da escolha do carro até à entrega das chaves: nesta página explicamos tudo sobre crédito automóvel para que possa decidir com segurança.