Notícias Salão Retromobile Paris: uma montra de brinquedos para adultos

Salão Retromobile Paris: uma montra de brinquedos para adultos

O Salão Retromobile Paris é um dos certames mais exóticos da atualidade, no que a automóveis clássicos diz respeito. Saibam porquê neste artigo.

No Salão Retromobile Paris há lugar para todos os clássicos. Sejam excêntricos, desportivos ou simplesmente históricos. Embarquem connosco nesta viagem pelos automóveis de época, num passado onde não haviam limites à imaginação, onde o design exótico conferia status social e onde os carros de competição eram puras máquinas injetoras de adrenalina.

Este ano, na sua 39º edição o Salão Retromobile brindou-nos com uma temática diferente. Para além das principal atração – que é o salão de automóveis antigos – a edição deste ano prestou um tributo muito especial a Jean Rédelé, fundador da histórica Alpine. Marca francesa que juntamente com a Renault, criou máquinas vencedoras em diversas modalidades desportivas. Este tributo materializou-se com a presença de muitos dos modelos que fizeram história , como o Alpine A110 de ralis ou o A222 V8 de LeMans.

Brooke Swan Car

Para aqueles que se interessam mais por carros insólitos, um Maharajah indiano trouxe a sua coleção privada, composta na sua maioria por excêntricos carros cisne.

O museu Mullin também não quis passar despercebido, e brindou os presentes com máquinas de alta performance da década de 30, entre os quais os maravilhosos Mercedes SS e o Alfa Romeo SS (na galeria). O colecionador Lukas Huni, também trouxe para o salão uma magnífica coleção de modelos Lancia, que ainda hoje espalham magia nos ralis de clássicos, um pouco por toda a europa.

Peugeot Type 1525

Como 2014 é o ano que se comemora os 100 anos da 1ª Guerra Mundial, este marco não podia passar despercebido. Como sabem, foi nesta altura que a força animal passou a ser substituída pela força mecânica. E por isso mesmo estiveram presentes diversas viaturas da época, entre a quais uma magnífica ambulância Ford Modelo T e as famosas Berliet.

Na continuação das efemérides também houve espaço para a comemoração dos 35 anos do rali Paris Dakar, prova icónica que viu alguns dos melhores carros de sempre vindos do grupo B a estrearem-se na maratona africana. Como é o caso do Peugeot 205 T16 ou, noutro registo, a nostálgica e única Renault 4L Sinpar 4×4.

Foi um salão recheado de estrelas do mundo automóvel e que foi, uma vez mais, um autêntico espaço de brinquedos para adultos pois muitos dos modelos que estiveram presentes foram a leilão.

Vejam esta excelente foto galeria:

Créditos imagens: Julien Marcos