Crónicas A quantos metros de profundidade estão os pilares da Ponte 25 de Abril?

Curiosidades

A quantos metros de profundidade estão os pilares da Ponte 25 de Abril?

A Ponte 25 de Abril pediu ajuda ao Tejo para esconder um dos seus segredos mais profundos. A quantos metros de profundidade estão os seus pilares?

ponte 25 de abril

Diariamente, mais de 150 mil veículos atravessam a Ponte 25 de Abril. É o último elo de ligação entre as duas margens do Tejo, antes do seu derradeiro encontro com o oceano Atlântico.

Com 2280 m de comprimento, seis vias de rodagem e duas linhas ferroviárias, a Ponte 25 de Abril é provavelmente a obra pública mais emblemática da história de Portugal.

Mas isto é apenas uma parte daquilo que está visível, porque a Ponte 25 de Abril esconde alguns segredos. Com a ajuda do rio Tejo, muita gente desconhece que os pilares da Ponte 25 de Abril estão a 79,3 m de profundidade.

LEIAM TAMBÉM: Quanto custava atravessar a Ponte 25 de Abril em 2001, no tempo da moeda antiga?

Colocando este número em perspetiva, os quase 80 m de profundidade da Ponte 25 de Abril, são o equivalente à altura de um edifício de 26 andares, ou à envergadura de asas do maior avião comercial do mundo: o Airbus A380.

Airbus A380 sobre campo de futebol
Nesta imagem manipulada é possível comparar a envergadura de asas do Airbus A380 com a largura de um campo de futebol (67 m).

Do início dos trabalhos ao primeiro «caixão»

A 5 de novembro de 1962 foram iniciados os trabalhos de construção da ponte. No pico da construção, trabalhavam diariamente na ponte cerca de 3000 homens.

Às 10h39 do dia 10 de janeiro de 1963 é lançado às águas do Tejo o primeiro “caixão” de um conjunto, que serviu para montar a ancoragem Sul, no leito do rio, que iria receber um dos pilares da ponte. Menos de quatro anos depois, a 6 de agosto de 1966, a ponte era inaugurada.

Ilustração que mostram os "caixões" da ponte
Ilustração que mostram os “caixões” da ponte. Imagem: RTP Memória
Pilares da Ponte 25 de Abril
Pilares da Ponte 25 de Abril. Imagem: RTP Memória

São estas estruturas — que representaram na altura um dos maiores desafios de engenharia jamais superados no nosso país — que ainda hoje sustêm a ponte.

Se querem saber mais factos e números sobre a Ponte 25 de Abril, sigam a ligação abaixo, onde assinalámos o 50.º aniversário da ponte:

A NÃO PERDER: Factos e números sobre a Ponte 25 de Abril

Sabe esta resposta?
Em que carro se baseava o Saab 9-2x?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Saab 9-2x, o “Saabaru”. Um japonês mascarado de sueco