Notícias Alemanha. Fim dos incentivos aos híbridos plug-in pode chegar mais cedo que o esperado

Eletrificação

Alemanha. Fim dos incentivos aos híbridos plug-in pode chegar mais cedo que o esperado

Além do fim dos incentivos à compra de híbridos plug-in, o Governo alemão estuda ainda uma redução do incentivo à compra de elétricos.

Hibridos-plug-in

Ainda não é oficial, mas o Governo alemão estuda propostas para não só reduzir drasticamente os incentivos à compra de veículos elétricos como até de terminar os incentivos à aquisição de veículos híbridos plug-in.

A ideia inicial do Governo alemão passava por acabar totalmente com estes subsídios apenas em 2025. Contudo, segundo avança o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, as mudanças deverão chegar mais cedo.

A decisão ainda não é oficial, mas uma fonte próxima do Ministério da Economia alemão já adiantou um «esboço» do que o executivo germânico está a preparar.

A NÃO PERDER: AIE propõe menos 10 km/h nas autoestradas para poupar petróleo
Carregamento elétrico
Par os elétricos os incentivos deverão manter-se, mas estão planeados cortes significativos.

Objetivo? «Focar» os apoios

Começando pelos modelos híbridos plug-in, o plano passa por acabar com os incentivos existentes de até 4500 euros atualmente em vigor já no final do ano.

Em declarações ao grupo de media Funke, o Ministro da Economia alemão, Robert Habeck, como que justificou esta decisão, afirmando: “Na nossa opinião, os híbridos plug-in são comercializáveis ​​e não precisam mais de financiamento público”.

Já no que diz respeito aos incentivos à compra de automóveis elétricos, atualmente no valor de 6000 euros, discute-se a sua descida para 4000 euros em 2023 e para 3000 euros em 2024 e 2025.

Por trás da decisão de começar a «cortar» nestes subsídios está o objetivo do Governo alemão de transferir os subsídios e apoios da compra de automóveis para a área da proteção climática, algo que Robert Habeck já havia antecipado quando afirmou: “Queremos aprimorar o foco do nosso apoio aos carros eletrificados e dirigi-lo para a proteção climática”.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Mazda 323 GT-R?