Notícias Para os fãs do DTM. Alfa Romeo 155 V6 TI “Jägermeister“ vai e leilão

Leilão

Para os fãs do DTM. Alfa Romeo 155 V6 TI “Jägermeister“ vai e leilão

Correu no DTM e no ITC e recentemente passou por um restauro completo no valor de 170 000 euros. Quem quer este Alfa Romeo 155 V6 TI?

Alfa Romeo 155 V6 TI 'Jägermeister' capa
@ RM Sotheby's — Stephan Bauer

Encontrar um Alfa Romeo 155 V6 TI para venda já é algo raro. E encontrar um nas condições em que o exemplar que aqui vos mostramos se encontra, é mais raro ainda.

Com o número de chassis 005, este modelo que vai proximamente a leilão foi construído pela Alfa Corse (a antiga Autodelta) e competiu no DTM e no ITC em 1995 e 1996 — os últimos anos de uma época de ouro para o campeonato de super-turismos alemão.

Entregue à Euroteam, a equipa satélite da Alfa Romeo, antes do arranque da temporada de 1995, este Alfa Romeo 155 V6 TI — com a icónica decoração da bebida Jägermeister — foi conduzido por Michael Bartels, que na época já tinha sido piloto da Lotus na Fórmula 1.

A NÃO PERDER: Um V6 Busso da Alfa Romeo a “cantar”? Sim, por favor
Alfa Romeo 155 V6 TI 'Jägermeister' perfil

A temporada começou muito bem, com Bartels a fazer mesmo o pleno na jornada dupla de Diepholz. Mas no final da temporada, e já depois de ter lidado com alguns problemas de fiabilidade, Bartels apenas conseguiu o décimo posto da classificação geral do DTM.

No ano seguinte, o piloto alemão manteve-se na equipa, mas a preparação do 155 V6 TI passou para a J.A.S. Motorsport. Mas mais uma vez, a época acabou por não corresponder às expectativas iniciais e o melhor que Bartels conseguiu na temporada combinada do DTM e do ITC foi um quarto lugar na corrida de Helsínquia, na Finlândia.

Alfa Romeo 155 V6 TI 'Jägermeister' frente

Com a sua carreira no DTM e ITC terminada, em 2003 este Alfa Romeo 155 V6 TI acabou por mudar de mãos e passou a pertencer à Alpi Racing, antes de em 2011 passar a integrar a coleção de automóveis de Piergiorgio Furlanetto, que o vendeu ao proprietário atual em 2017.

Restauro integral

E foi precisamente o dono atual que encomendou um restauro completo do modelo, recorrendo a especialistas para reconstruir o chassis, o motor e a suspensão. Para se perceber o nível de detalhe do projeto, este restauro custou aproximadamente… 170 000 euros.

LEIAM TAMBÉM: Como é que é estar ao volante de um BMW M4 DTM em Nürburgring? É assim…

Mas basta olhar para o estado atual deste Alfa Romeo 155 V6 TI para perceber que o investimento valeu a pena. E importa dizer que quem o comprar vai ter oportunidade de estrear a nova mecânica, uma vez que depois deste restauro integral este Alfa só rodou no banco de potência.

Alfa Romeo 155 V6 TI 'Jägermeister' motor
@ RM Sotheby's — Stephan Bauer

Mais de 400 cv

Por falar em mecânica, importa dizer que este modelo está equipado com o motor 2.5 de seis cilindros em V com que correu na década de 90 do século passado. Este bloco, que é capaz de subir às 11 800 rpm, produz mais de 400 cv de potência.

Quanto pode render?

Este Alfa Romeo 155 V6 TI procura um novo dono e deve mudar de mãos no próximo dia 2 de fevereiro de 2022, num leilão da RM Sotheby’s em Paris (França). Estima-se que possa vir a render um valor em torno dos 800 000 euros.

Sabe esta resposta?
Em que ano o Alfa Romeo 156 recebeu o troféu Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Alfa Romeo 156. Vencedor do troféu Carro do Ano 1998 em Portugal