Notícias A Volkswagen «contratou» 50 ovelhas nos EUA. Porquê?

Arranque a Frio

A Volkswagen «contratou» 50 ovelhas nos EUA. Porquê?

Além de 4000 trabalhadores, a fábrica da Volkswagen em Chattanooga, no Tennessee, conta ainda com 50 ovelhas nos seus "quadros". Tudo por causa do ambiente.

Fábrica VW ovelhas

Construído em 2013, o parque fotovoltaico da fábrica da Volkswagen em Chattanooga, no Tennessee, é um dos maiores de uma fábrica de automóveis nos EUA e está na origem da «contratação» de… 50 ovelhas.

Espalhado ao longo de perto de 13 hectares junto à fábrica do construtor alemão, este é capaz de produzir 12,5% da energia elétrica consumida por aquela unidade fabril, contando para tal com 33 600 painéis solares.

Mas o que é que as ovelhas têm que ver com este parque fotovoltaico? Estes simpáticos herbívoros são os «jardineiros» responsáveis por cortar a erva que cresce entre os painéis solares e que evita a erosão do solo.

A NÃO PERDER: Os novos “recrutas” da SEAT S.A. têm mais de 2,5 metros de altura e pesam 3 toneladas
Fábrica VW ovelhas
Este é o parque fotovoltaico que as ovelhas ajudam a manter.

Segundo Loran Shallenberger, responsável pela gestão do projeto “o recurso às ovelhas é uma maneira eficiente e económica de controlar a vegetação e minimizar os riscos de erosão em instalações solares de grande escala (…) As ovelhas mantêm a erva baixa e os painéis solares fornecem sombra às ovelhas”.

As ovelhas, aparentemente, são até mais eficazes que outros métodos de corte da erva, pois conseguem chegar a zonas de difícil acesso. A ajudar as ovelhas (quase como «guardas») encontram-se ainda alguns burros que dão o alerta caso algum animal selvagem se aproxime do parque fotovoltaico.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do novo Acura Integra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Novo Acura Integra revelado. 200 cv, caixa manual e diferencial autoblocante