Notícias É a terceira vez consecutiva. Brisa ganha prémio de concessionária “mais sustentável da Europa”

Sustentabilidade

É a terceira vez consecutiva. Brisa ganha prémio de concessionária “mais sustentável da Europa”

Pela terceira vez consecutiva, a Brisa alcançou a liderança na sustentabilidade com foco na manutenção e operação de autoestradas,

Brisa

Há muito envolvida em programas de eficiência energética e apostada na descarbonização da mobilidade, a Brisa voltou a ver esse esforço “recompensado” ao ser nomeada pela terceira vez consecutiva a operadora de rede de autoestradas mais sustentável da Europa.

No total, no ranking de sustentabilidade GRESB 2021 (Global Real Estate Sustainability Benchmark), a Brisa obteve uma pontuação global de 95 pontos em 100, uma pontuação superior à obtida na edição anterior que, curiosamente, também havia vencido.

Esta vitória reveste-se de ainda maior importância quando temos em conta que foi obtida num ano em que houve um aumento de 35% das empresas avaliadas, face à edição de 2020, num total de 559.

A NÃO PERDER: Passei sem querer na Via Verde. E agora?

Acerca desta conquista, António Pires de Lima, presidente da comissão executiva da Brisa, afirmou: “consolidar a liderança europeia da sustentabilidade na operação de rede de autoestradas
pelo terceiro ano consecutivo, num ranking global e crescentemente competitivo, é a melhor prova do compromisso e da capacidade de concretização da Brisa na construção de um futuro mais sustentável”.

A Brisa tem uma agenda clara para a próxima década, com objetivos e medidas concretas para transformar a qualidade de vida das comunidades, através de infraestruturas e serviços de mobilidade, simples, seguros e sustentáveis.

António Pires de Lima, presidente da comissão executiva da Brisa

Outras conquistas

Além da nomeação de operadora de rede de autoestradas mais sustentável da Europa, na edição de 2021 do GRESB, a Brisa viu ainda ser-lhe atribuído — pelo terceiro ano consecutivo — o estatuto de empresa “Five Star Rating”, graças aos resultados obtidos nos três critérios ESG: ambientais, sociais e de governação.

Neste campo, a Brisa consolidou o seu desempenho ESG, voltando a alcançar a pontuação máxima (100/100) em 10 dos 14 indicadores avaliados: Liderança, Reporte, Relações com Stakeholders, Energia, Emissões de Gases com Efeito de Estufa, Qualidade do Ar, Gestão de Resíduos, Biodiversidade e Habitats, Saúde e Segurança e Clientes.

LEIAM TAMBÉM: Passei na Via Verde e acendeu a luz amarela. E agora?

O que é o GRESB?

O GRESB é um índice de referência ESG alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e com o Acordo de Paris, servindo de suporte para a decisão de mais de 130 investidores institucionais como a BlackRock, o ING ou a UBS.

Graças a este índice estes monitorizam, identificam oportunidades e compreendem melhor os riscos dos seus investimentos.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a Via Verde?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Podemos ser multados por passar a mais de 60 km/h na Via Verde?