Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Drive Carbon Neutral

Compensar emissões de carbono. O que é e como funciona?

Há um longo caminho a percorrer até à neutralidade carbónica, mas já é possível compensar as emissões de carbono. Como?

Advertisement

Determinada atividade produz um valor quantificável de emissões e essas emissões podem ser compensadas. Essa compensação é feita fora da cadeia de valor dessa atividade, através do investimento em projetos que contribuam para a redução de emissões.

A Razão Automóvel utiliza combustíveis bp. Através do programa bp Target Neutral, em parceria com a bp, vamos compensar as emissões de carbono dos nossos testes de estrada.

A redução resultante desse investimento tem de ser real, permanente, única e dependente da existência desse projeto, ou seja, sem a realização do mesmo a compensação não aconteceria.

Na escolha dos projetos prevalecem aqueles que são apresentados por países que precisam de apoio para o seu desenvolvimento, sendo também estes os que menos contribuíram para as alterações climáticas.

Estes projetos devem ter um impacto alargado na sociedade e no ambiente, respeitando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030.

Quais são os projetos apoiados pela bp?

O portfólio de projetos recentes inclui iniciativas que contribuem para a redução de carbono e países como México, Zâmbia e Índia. Consulte aqui alguns exemplos de projetos apoiados, bem como tudo o que precisa de saber sobre o bp Target Neutral.

O que são créditos de carbono?

Os créditos de carbono são reduções ou eliminações certificadas de emissões de carbono. Denominam-se geralmente em toneladas de CO2 e podem ser adquiridos e vendidos entre partes envolvidas, mas devem ser entregues a um registo auditado quando são utilizados para compensar as emissões removidas.

Posso compensar as minhas emissões de carbono?

Através de uma entidade certificada, qualquer pessoa pode compensar as suas emissões.

Ao longo dos últimos 14 anos, a bp ajudou clientes a compensar 6 milhões de toneladas de carbono, angariando mais de 24 milhões de euros para projetos de redução de carbono em todo o mundo.

Quando utiliza combustíveis bp, está automaticamente a compensar as emissões de carbono dos seus abastecimentos, através do programa bp Target Neutral.

No entanto, através deste simulador, é possível compensar as emissões de carbono das suas viagens rodoviárias ou aéreas, seja qual for o combustível utilizado. A bp vai utilizar o valor cobrado pela compensação, para ajudar projetos que contribuem para a redução de emissões que integrem o portfólio do bp Target Neutral.

posto combustível_bp_restelo_noite

Qual é o valor das compensações?

Por exemplo, um automóvel diesel que consuma em média 6,5 l/100km e percorra 30 000 quilómetros anualmente, vai emitir 6,83 toneladas de carbono*. Estas emissões podem ser compensadas através do simulador da bp e neste caso em concreto, o custo seria de 25,62 euros.

*estes dados foram obtidos através do simulador da bp.

Este conteúdo é patrocinado porBP

Mais artigos em Branded Content