Notícias Um Honda CR-X dos tempos modernos? Podia muito bem ser assim

Design

Um Honda CR-X dos tempos modernos? Podia muito bem ser assim

Com uma enorme legião de fãs, o pequeno Honda CR-X ainda hoje "clama" por um sucessor. Por isso mesmo, alguém decidiu imaginar uma versão para o século XXI.

Honda CR-X Render
Rain Prisk

A história automóvel está repleta de modelos que, partindo de uma base modesta, conseguiram tornar-se icónicos. Desde o Opel Calibra (baseado no Vectra A) até ao Volkswagen Corrado (derivado da plataforma A2 usada pelo Golf Mk2 e do SEAT Toledo) não faltam exemplos, sendo um dos mais icónicos o pequeno Honda CR-X.

Originalmente lançado em 1983 como Honda Ballade Sports CR-X, este recorria à base do Civic contemporâneo e tornou-se num dos modelos mais desejados da marca japonesa.

O resultado foi uma produção que se prolongou até 1991, uma legião de fãs que ainda hoje o recorda com saudade e uma “herança pesada” para o seu sucessor direto, o Honda CR-X Del Sol.

A NÃO PERDER: Honda. O adeus aos motores de combustão acontece em 2040

E se é verdade que entretanto, entre 2010 e 2016 a Honda ainda tentou recriar a fórmula com o híbrido CR-Z, não é menos verdade que os mais acérrimos fãs da marca japonesa continuam a clamar por um sucessor do pequeno coupé.

O CR-X do século XXI

Por tudo aquilo que enunciámos, o artista Rain Prisk lançou “mãos à obra” e recorrendo aos seus inegáveis talentos decidiu imaginar como seria uma versão moderna do Honda CR-X.

Esteticamente não é difícil perceber que Rain Prisk se inspirou no CR-Z. Ainda assim, o vidro traseiro mais largo (e inspirado no do CR-X) e a frente com uma grelha minimalista ajudam a disfarçar as “origens” deste Honda CR-X do século XXI.

Honda CR-Z
Híbridos também podem ser sinónimo de desportivos. O Honda CR-Z chegou ao marcado em 2010.

Infelizmente, num mercado cada vez mais dominado pelos SUV/Crossover a probabilidade de voltarmos a ver um CR-X no catálogo da Honda é praticamente nula.

Contudo, acontecia o mesmo com o S2000 e há cada vez mais rumores de que este pode voltar. Por isso, parafraseando o eterno José Torres quando era selecionador nacional de futebol: “Deixem-me sonhar”.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Honda Accord Type R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Honda Accord Type R, o mais “adulto” dos Type R