Tecnologia
Porsche tapa 106 buracos no Taycan com fita adesiva
Solução desenvolvida pela Tesa permite aumentar a produtividade e a qualidade, ao mesmo tempo que alivia o esforço dos funcionários da Porsche.

Quem compra um Porsche Taycan não os vê, mas a verdade é que o Taycan tem 143 buracos espalhados por toda a carroçaria (body in white), 106 dos quais são agora tapados com fita adesiva da Tesa.
Sim, isso mesmo. Os clientes nunca chegam a ver estes orifícios, mas eles são fundamentais para a durabilidade de cada veículo.
É por lá que o revestimento anticorrosivo escorre depois de ser aplicado. Mas depois desta etapa, os buracos precisam de ser selados para que fiquem estanques, caso contrário podem desenvolver-se bolsas de corrosão.
A NÃO PERDER: Recorde. Porsche Taycan faz uma maratona a andar de lado
Por norma, a solução técnica para este problema consiste em inserir uma espécie de tampas de borracha à mão precisamente ajustadas que vedam estes orifícios por completo. Mas para o Porsche Taycan a marca de Estugarda optou por uma nova solução.
Além de ser o primeiro automóvel de produção elétrico da Porsche, o Taycan passou também a ser o primeiro carro no mundo a usar uma tecnologia adesiva inovadora, onde 106 dos 143 orifícios na carroçaria passaram a ser selados com adesivos desenvolvidos pela empresa Tesa SE.
“Não devemos confundir a nossa solução adesiva com a fita adesiva Tesa, que todos conhecem dos materiais de escritório”, explica Dirk Paffe, responsável pela implementação de inovações como chefe de Planeamento de Processos da Oficina de Pintura.
RELACIONADO: O Taycan de tração traseira é uma realidade e já tem preço para PortugalAplicados sobre uma superfície limpa, estes adesivos revelam-se uma solução fiável e duradoura e “só podem ser removidos novamente com muito esforço”, como explica Dirk Paffe. “Eles podem suportar as tensões causadas pelo movimento do veículo e durar mais do que a vida útil do automóvel”, acrescenta.

Mas os benefícios destes adesivos desenvolvidos pela Tesa vão muito além da eficácia com que cumprem o propósito com que foram criados, pois permitem ainda aliviar o esforço dos funcionários da Porsche.
De acordo com a marca alemã, o esforço de tapar um destes buracos com uma tampa de plástico obriga a uma pressão equivalente a 7 kg feita com o polegar. Pode não parecer muito, mas quando temos que efetuar essa mesma força 3600 vezes por dia de trabalho isso torna-se extenuante.
A NÃO PERDER: Testámos o Porsche Taycan Turbo S (761 cv). Impossível descrever este carro (c/ Nuno Agonia)Para aplicar os adesivos da Tesa, deixou de ser necessário colocá-los à mão, com a tarefa agora a ser efetuada por um robô, cuja concepção e funcionamento foi inspirado pelas máquinas de colocar etiquetas de preços nos supermercados. Uma inovação que permitiu reforçar a qualidade, produtividade, e a redução do esforço do funcionário.
Sabe responder a esta?
Qual a potência do Porsche 911 GT1 Straßenversion?
Não acertou..
Mas pode descobrir a resposta aqui::
O melhor dos anos 90: Porsche 911 GT1 StraßenversionEm cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
O melhor dos anos 90: Porsche 911 GT1 StraßenversionMais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL