Notícias Nem um motorista à vista. Baidu lança serviço de táxis-robô em Pequim

Táxis-Robô

Nem um motorista à vista. Baidu lança serviço de táxis-robô em Pequim

A chinesa Baidu acaba de lançar, em Pequim, um serviço de táxis-robô, ou seja, táxis autónomos que funciona sem qualquer intervenção humana.

Baidu Apollo Táxis-robô
Baidu, Inc.

A gigante tecnológica chinesa Baidu acaba de lançar um serviço de táxis-robô em Pequim, mais concretamente no Parque Olímpico de Shougang, um dos palcos dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022.

Este serviço, denominado Apollo Go, vai servir para transportar visitantes das olimpíadas e é um dos maiores impulsionadores recentes em direção à condução autónoma.

Este é, de resto, o primeiro serviço pago de um veículo autónomo no qual os utilizadores podem apanhar um táxi que não conta com qualquer intervenção humana.

A NÃO PERDER: ID. Buzz. Volkswagen terá frota de táxis-robô a funcionar em 2025
Apollo Go táxis autónomos

Para encontrar um destes táxis-robô os utilizadores terão de o fazer através da app móvel do serviço, que mostra os veículos mais próximos da sua posição. Será ainda possível ativar a buzina à distância para que seja mais fácil encontrar o veículo que se pretende “reservar”.

Depois disso os utilizadores terão que ler um QR code presente no carro para verificar a sua identidade e para destrancar as portas. Depois de entrarem, basta dar início à viagem no smartphone e assim que o táxi-robô confirmar que as portas estão fechadas e os cintos de segurança apertados, começa a viagem.

A introdução de serviços não tripulados é um passo indispensável para a comercialização da condução autónoma. Hoje abrimos os serviços de táxi-robô sem motorista em Pequim ao público, algo que só conseguimos depois da realização de inúmeros testes sem motorista em muitas cidades durante um longo período de tempo.

Yunpeng Wang, Vice-Presidente e Diretor Geral da tecnologia de condução autónoma da Baidu
RELACIONADO: Os carros-robô da Volkswagen andaram à solta no Autódromo do Algarve

 

Apesar de todos estes táxis-robô dispensarem a intervenção humana durante o seu funcionamento, a Baidu já fez saber que em caso de emergência é possível fazer com que um operador aceda e controla remotamente cada um destes veículos, através de tecnologia 5G.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Ford Mondeo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fim da linha. Ford Mondeo deixa de ser produzido em 2022
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Fim da linha. Ford Mondeo deixa de ser produzido em 2022