Notícias Mala de tejadilho montada ao contrário gasta menos. Verdade ou mito?

Verdade ou mito?

Mala de tejadilho montada ao contrário gasta menos. Verdade ou mito?

Empresa sueca especializada em malas de tejadilho quer revolucionar a forma como os condutores usam este equipamento nos seus automóveis.

Tesla Model 3 Mala Tejadilho Calix

Sempre que vemos malas de tejadilho montadas em automóveis pensamos que elas foram desenvolvidas com o formato certo: mais baixas e afiadas à frente e mais altas atrás. Mas será que é assim tão simples? Aparentemente não.

Há vários anos que alguns condutores — sobretudo de carros elétricos — têm vindo a montar as malas de tejadilho ao contrário nos seus automóveis, virando a extremidade mais alta para a dianteira. O motivo? Melhor desempenho aerodinâmico, o que por sua vez permite alcançar consumos mais simpáticos e menos ruído.

A solução foi ganhando cada vez mais adeptos, mas era sempre acompanhada de uma questão legal, já que em caso de acidente, uma mala de tejadilho montada contra as especificações do seu fabricante rapidamente podia representar um problema para o proprietário.

VÊ TAMBÉM Transporte de bicicletas no automóvel. Tudo o que precisas de saber
Tesla Model 3 Mala Tejadilho
Calix Aero Loader montada no tejadilho de um Tesla Model 3

Agora, e para acabar com este problema, a Calix, uma empresa sueca especializada neste tipo de equipamento de transporte, apresentou um modelo pensado de raíz para ser montado em posição contrária, com a parte mais alta para a frente.

Nesta configuração, a Aero Loader, como é denominada, quando vista de perfil, aproxima-se da forma de uma asa de avião, pensada para manter o fluxo laminar de ar o mais para trás possível.

À primeira vista até pode parecer estranho, mas a verdade é que assim colocada, esta mala de tejadilho é mais eficiente aerodinamicamente e gera menos ruído do que uma convencional, montada na direção “correta”.

Pelo menos é isso que provam os testes realizados por Bjørn Nyland, conhecido youtuber que comparou estes dois tipos de malas de transporte com a ajuda de um Tesla Model 3.

O teste realizado por Bjorn Nyland é inequívoco e mostra um consumo cerca de 10% inferior ao alcançado com uma mala “convencional” da mesma empresa, com o mesmo automóvel e em condições climatéricas semelhantes, bem como uma diminuição ao nível do ruído de quase dois decibéis.

Esta “performance” tão favorável é explicada pelo melhor comportamento aerodinâmico e, em consequência, pela menor turbulência gerada na traseira da mala de tejadilho. Reduz o nível de ruído e permite alcançar consumos mais baixos.

A Calix Aero Loader já está a ser comercializada e é vendida por cerca de 730 EUR.

Sabe esta resposta?
Qual a autonomia (WLTP) do Tesla Model 3 Long Range?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Tesla Model 3 foi atualizado e vai (ainda) mais longe. Todos os preços