Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Portagens

Sabes como mudar a matrícula na Via Verde? Neste artigo explicamos-te

Para usares a Via Verde em vários carros não precisas de mais do que um identificador, basta mudar a matrícula associada à tua conta. Neste artigo explicamos-te como o fazer.

Depois de já te termos explicado o que fazer caso passes sem querer na Via Verde, hoje voltamos a falar acerca deste sistema estreado em 1991. Desta vez, o objetivo passa por explicar-te como podes mudar a matrícula associada à tua conta.

Pois é, ao contrário do que possas pensar, para usares a Via Verde em mais do que um veículo não precisas de vários identificadores. O mesmo acontece caso vendas o carro ao qual tinhas associado o identificador da Via Verde, não sendo necessário comprares ou alugares outro identificador.

Como é óbvio, isto só é possível porque a Via Verde permite que se troque a matrícula associada à conta. Neste artigo damos-te a conhecer as três formas como podes proceder a essa alteração e como se desenrola todo o processo.

VÊ TAMBÉM: Portagens. Como posso saber a que classe pertence o meu carro?
Via Verde img

À distância…

Como seria de esperar em pleno Século XXI, podes proceder à alteração da matrícula da Via Verde através de um website ou de uma aplicação. Talvez a forma mais rápida e simples de o fazer, esta permite-te através da tua área reservada (após registo) no website ou aplicação da Via Verde mudares a matrícula associada a um determinado identificador.

Para o fazeres tens de seguir estes passos:

  1. Fazer o login no website ou aplicação da Via Verde;
  2. Aceder à secção “Dados de Conta”;
  3. Selecionar a opção “Viaturas e Identificadores”;
  4. Escolher a opção “Atualizar dados” do identificador do qual queres alterar a matrícula;
  5. Alterar os dados da carro associada ao identificador. Aqui tens de alterar: o nome da viatura (um nome definido por ti apenas para que seja mais fácil identificá-la na tua conta Via Verde), a matrícula, os últimos cinco dígitos do número de chassis, a marca e o modelo e ainda o tipo de seguro da viatura em questão.

Totalmente gratuito, este processo pode ser efetuado a qualquer momento, não havendo qualquer limite ao número de alterações de matrícula que podes fazer. Por norma, a alteração demora cerca de uma hora a ser confirmada, mas pode demorar até 24 horas, sendo que, até à sua confirmação, não podes usar o sistema Via Verde.

Quando procedes à alteração por este meio, podes ainda solicitar que te seja enviado por correio o comprovativo das alterações realizadas e uma fita autocolante para colocares o identificador na nova viatura registada.

Por fim, há ainda outra forma de alterares a matrícula da Via Verde sem teres de sair de casa: a via telefónica. Para tal, deves contactar os números 210 730 300 ou 707 500 900.

VÊ TAMBÉM: Queres saber mais sobre um carro? Só precisas da matrícula e destes sites

… ou presencialmente

A terceira forma que tens para alterar a matrícula é também a mais “clássica” e obriga-te a sair de casa. Falamos, claro está, da alteração efetuada nas lojas Via Verde.

Neste caso, em vez de tratares tu de todo o processo através do teu computador ou smartphone, será o assistente a proceder à alteração da matrícula associada ao identificador, bastando para tal que forneças os teus dados pessoais e os do contrato.

Fontes: e-Konomista, eportugal.gov.pt.

Sabe responder a esta?
Qual foi o primeiro carro a contar com um motor Diesel de injeção direta?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Fiat. A marca que «inventou» os motores Diesel modernos

Mais artigos em Autopédia