Notícias Impacto do Covid-19 na produção automóvel na Europa em números

Mercado

Impacto do Covid-19 na produção automóvel na Europa em números

Qual o impacto do Covid-19 na produção automóvel na Europa traduzido em números? Consulta os mapas interativos da ACEA.

Audi A1 produção em Martorell

A ACEA (European Automobile Manufacturers Association ou Associação de Fabricantes Automóveis Europeus) publicou mapas interativos sobre o impacto do Covid-19 na produção automóvel na Europa (EU27 + Reino Unido).

Nestes mapas, atualizados semanalmente pela ACEA, podemos ver quantos veículos foram produzidos a menos na Europa devido à suspensão da produção nas fábricas automóveis. Os números incluem não só automóveis, como veículos de transporte de mercadorias e passageiros — incluem carrinhas comerciais, camiões e autocarros.

À data de publicação deste artigo, o impacto do Covid-19 na produção automóvel na Europa reflete-se em 18 dias úteis em média de produção automóvel suspensa, o que se traduz em aproximadamente menos 1,5 milhões de veículos produzidos.

VÊ TAMBÉM: CoVid-19. Todas as fábricas fechadas ou afetadas na Europa (em atualização)
Volvo XC40 produção bélgica

 

Impacto do Covid-19 na produção automóvel

Há que salientar que os dados publicados são uma estimativa tendo em conta a informação disponibilizada. Esta resulta da combinação de dados de várias fontes (IHS Markit, MarkLines, associações nacionais de construtores e anúncios dos próprios construtores) que é posteriormente agregada pela ACEA.

Neste primeiro mapa, podemos ver o número de veículos a menos produzidos por país.

Enquanto neste segundo mapa, podemos ver o impacto do Covid-19 não só no número de veículos a menos produzidos por país, como também o número de empregados por país afetados pela suspensão da produção.

VÊ TAMBÉM: Coronavírus. Todos os eventos automóveis adiados e cancelados (em atualização)

Fonte: ACEA.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.