Notícias Porto. Estacionamento passa a ser gratuito até dia 9 de abril

Coronavírus

Porto. Estacionamento passa a ser gratuito até dia 9 de abril

Despacho assinado na sexta-feira pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, suspende a cobrança do estacionamento nas ruas da cidade. O objetivo é afastar as pessoas dos transportes públicos.

Cidade do Porto

A Câmara Municipal do Porto anunciou várias medidas excepcionais que visam conter a propagação do vírus COVID-19.

Desde sábado, dia 15 de março e até dia 9 de abril, estacionar nas ruas do Porto será totalmente gratuito e os parques de estacionamento municipais serão encerrados, estando a entrada apenas autorizada a quem já tem avenças.

O objetivo é afastar o maior número de pessoas possível dos transportes públicos, incentivando a utilização do automóvel, entendido como uma forma mais segura de circular tendo em conta a necessidade de contenção e afastamento social urgente fruto do surto do vírus COVID-19.

RELACIONADO: Carris. Validação de bilhetes facultativa entre 12 novas medidas de prevenção

Medidas sem precedentes

A Câmara Municipal do Porto tem sido pioneira na implementação de medidas mais drásticas para tentar contar ao máximo o surto.

Rui Moreira pediu para “parar tudo o que pode parar”, desde parques públicos, equipamentos municipais ainda não encerrados, bem como determinou que o maior número possível de funcionários municipais fossem para casa em regime de teletrabalho, ficando reduzido ao mínimo o número de pessoas a laborar nos locais de trabalho habituais.

Estes trabalhadores não estarão nem de férias nem de baixa. Estarão a trabalhar em casa, pelo que manterão todas as suas regalias sociais e vencimento. É também uma forma de resolver o problema criado pelo encerramento das escolas e assegurar que não é motivo para que os seus filhos fiquem desacompanhados ou tenham que ser entregues a um ATL ou avós.

Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto

O autarca mandou fechar todas as esplanadas e praias, e pediu ao primeiro-ministro António Costa, por escrito, para decretar Estado de Emergência Nacional. Solicitou ainda a Marta Temido, Ministra da Saúde, que acelere a implementação de medidas de contenção a nível nacional.

RELACIONADO: Coronavírus, emissões, eletrificação. Entrevistámos Oliver Zipse, CEO da BMW

A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.