Arranque a Frio

E é isto… Um Fiat 850 a gritar às 11 000 rpm

Véspera de fim de semana. Que comece a diversão e até loucura com este Fiat 850 Special do demónio, com o motor de uma Kawasaki Ninja ZX-12R.

O campeonato europeu de rampas é o palco ideal para ver máquinas “que não lembram ao diabo”. Repare-se neste Fiat 850 Special — dificilmente o ponto de partida ideal para competir numa prova de rampa, ao ter apenas 47 cv de origem entregues às rodas traseiras.

Werner Stocker, o seu piloto, deve ter achado mesmo — altura de fazer um swap… E que swap. No lugar do pequeno bloco de 850 cm3, está agora o motor de uma Kawasaki Ninja ZX-12R, um  estridente quatro cilindros em linha com 1200 cm3, capaz de debitar 180 cv a umas estratosféricas 11 000 rpm. Isto num carro com menos de 600 kg.

Claro que para lidar com o quádruplo de potência mais alterações tiveram de ser efetuadas. Na realidade, neste monstro pouco resta do 850 Special a não ser a silhueta. O resultado final é diabolicamente brilhante!

Bom fim de semana.

VÊ TAMBÉM: Mundo ao contrário. Motor 2JZ-GTE do Supra encontra lugar no BMW M3

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos