Rumores

Afinal o Audi R8 pode vir a ter uma nova geração e…poderá manter o V10!

Chegou a ter o seu desaparecimento praticamente confirmado. No entanto, ao que parece, não só deverá haver um novo R8 como é capaz de manter o V10.

Depois de vários rumores que apontavam que o R8 não teria sucessor, ao que parece a Audi Sport não só está a ponderar criar uma terceira geração do modelo como não descarta a hipótese de o vir a equipar com o V10 com o qual a atual geração se deverá despedir do mercado.

A confirmação foi dada por Oliver Hoffmann, diretor da Audi Sport e (curiosamente ou não) responsável pela criação do V10 atmosférico usado pelo R8, numa entrevista dada à revista britânica Autocar à margem das 24 horas de Nürburgring na qual não só falou sobre a possibilidade de haver um novo R8 como da vontade de manter o V10 na próxima geração do modelo.

Segundo Hoffman, “o V10 é um ícone (…) dentro do segmento” afirmando “Estamos a lutar pelo V10, mas é mais ou menos uma questão de motor de combustão ou eletrificação, e qual tipo de motor mais adequado a esse projeto”.

VÊ TAMBÉM: Audi A6 40 TDI testado. The Lord of the… Autobahn
Audi R8
Já chegou a ter o seu desaparecimento praticamente confirmado, no entanto, ao que tudo indica, deverá mesmo haver uma terceira geração do R8.

A Lamborghini pode ajudar

A vontade por parte de alguns dos executivos da Audi Sport em manter o V10 na terceira geração do R8 acaba por contrastar não só com a tendência de eletrificação a que se assiste na indústria como contraria os rumores que até há bem pouco tempo apontavam que o modelo não teria um sucessor.

Na mesma entrevista, Oliver Hoffmann confirmou que uma das poucas formas de manter o V10 vivo será através do trabalho conjunto com outras marcas do Grupo Volkswagen, neste caso a Lamborghini que, ao que tudo indica, deverá continuar a usá-lo muito provavelmente em associação com um sistema híbrido.

Estamos a trabalhar em proximidade com as equipas de Sant'Agata [da Lamborghini]. A única maneira de desenvolver este tipo de carros é dividindo o custo do trabalho de desenvolvimento.

Oliver Hoffmann, diretor da Audi Sport

Apesar desta “vontade” em manter o V10, Hoffman não deixou de relembrar que, as cada vez mais restritas normas anti-poluição e o avanço da indústria em direção à eletrificação tornam difícil justificar o uso de um motor com estas características, sendo ainda necessário compreender qual a solução mais adequada e quais os motores mais adequados à eletrificação.

Fonte: Autocar

Sabes responder a esta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Audi A4?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Audi A4 faz 25 anos. Todas as gerações do Audi mais vendido de sempre

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos