Transmissão

Faz mesmo mal descansar a mão na manete das mudanças?

Motivo de discórdia e longas "discussões" entre petrolheads por todo o mundo, este mito foi finalmente resolvido, e tudo graças a Edd China.

Seja porque vimos o Dominic Toretto fazê-lo várias vezes nos filmes da saga Fast & Furiousporque queremos simplesmente descansar o braço direito ou porque pretendemos estar prontos para mudar de relação de caixa mais rapidamente, quase todos nós já nos “esquecemos” da mão direita repousada sobre a manete da caixa de velocidades.

E se é verdade que as caixas manuais até estão atualmente em “vias de extinção”, não é menos verdade que a grande maioria dos carros que constituem o nosso parque automóvel ainda recorre a este tipo de transmissão, sendo por isso importante responder à questão: é mesmo prejudicial descansar a mão direita na caixa de velocidades?

A resposta a este eterno tema de discussão chegou-nos através de um vídeo da DriveTribe no qual o famoso mecânico Edd China (quem é que não se lembra das suas pormenorizadas explicações no programa Wheeler Dealers?) finalmente veio dar uma resposta definitiva.

VÊ TAMBÉM: Afinal quem é esta mulher? A resposta à tua pergunta… finalmente

Pode-se? Pode, mas não se deve

Antes de mais, deixa-nos explicar-te porque é que há quem diga que descansar a mão direita sobre a caixa de velocidades é prejudicial. De acordo com os defensores desta teoria, levar a mão sobre a manete da caixa de velocidades aumenta o peso sobre alguns dos seus componentes levando por isso a um maior desgaste, principalmente do garfo selector ao qual a alavanca está ligada.

No entanto, ao que parece esse desgaste não passa de um… mito. Quem o confirmou foi Edd China que numa curta resposta dissipou todas as dúvidas afirmando que não há qualquer tipo de desgaste da caixa de velocidades associado a este “vício”.

VÊ TAMBÉM: Podes arrancar em segunda velocidade? Depende…

No entanto, por não ser prejudicial para a mecânica não quer dizer que se deva fazer. É que tal como Edd China relembrou, as duas mãos devem estar sempre… no volante. Por isso, sempre que o fazemos acabamos por estar a assumir uma postura que em caso de emergência pode levar não só a um aumento do nosso tempo de reação como a um possível acidente.

Sabes responder a esta?
Qual foi o primeiro modelo a recorrer a um motor Diesel de injeção direta?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Fiat. A marca que «inventou» os motores Diesel modernos

Mais artigos em Autopédia

Os mais vistos