Notícias Smart forease: uma homenagem em ponto pequeno

Salão de Paris 2018

Smart forease: uma homenagem em ponto pequeno

Usando como base o Smart EQ fortwo cabrio a marca alemã criou o forease. Apresentado no Salão de Paris o pequeno protótipo da Smart comemora os 20 anos da marca e homenageia outros dois protótipos: o crossblade e o forspeed.

Smart forease concept

Ainda te lembras daquele Smart sem portas? Tu sabes de qual estou a falar, o crossblade. Foi lançado em 2002 numa série limitada a 2000 unidades… Pois bem, se não te lembras a Smart lembra-se, pois decidiu homenageá-lo a ele e a um segundo protótipo — o forspeed de 2011 — e apresentou em Paris o concept Smart forease.

Feito com base no Smart EQ fortwo cabrio, o forease é como que uma prenda de aniversário que a marca deu a si própria — a marca celebra o seu 20º aniversário — e serve para relembrar o passado mas também para olhar para o futuro. Com um design minimalista que abdica do tejadilho e adota um para-brisas mais baixo o forease é provavelmente um dos mais pequenos speedster que por aí andam.

Tal como a maioria dos Smart, este protótipo tem em vista um uso (quase) exclusivamente citadino. Apesar de ser um protótipo o forease conta com a motorização elétrica do Smart EQ fortwo cabrio e pode ser conduzido.

ESPECIAL: Todas as novidades do Salão de Paris 2018

O futuro é 100% elétrico

O Smart forease é ainda um exemplo daquilo que a marca quer assumir como o seu futuro, com a Smart a querer seguir o exemplo do que já fez nos Estados Unidos, Canadá e Noruega e passar apenas a comercializar modelos 100% elétricos no mercado europeu a partir de 2020 e no resto do mundo pouco tempo depois.

Para além da ausência de tejadilho e do para-brisas mais baixo o forease destaca-se ainda por ter duas bossas atrás dos bancos para aumentar a segurança dos passageiros, por os puxadores se encontrarem embutidos nas portas e ainda por ter visto as duas colunas de ventilação centrais terem sido trocadas por dois ecrãs.

Apesar de tudo a Smart não tem prevista a produção do pequeno forease (ao contrário do que aconteceu com o crossblade), que se apresentou em Paris pintado num vistoso branco metalizado que contrasta com os apontamentos em verde fluorescente.