Notícias Mais de 300 cv e 4,7s nos 0-100 km/h para o mais acessível dos AMG

Apresentação

Mais de 300 cv e 4,7s nos 0-100 km/h para o mais acessível dos AMG

O novo Mercedes-AMG A 35 4MATIC passa a ser o degrau de acesso ao universo AMG, mas a performance não foi negligenciada, ou não se tratasse de um AMG.

Mercedes-AMG A 35 4MATIC

E aí está ele… O novo Mercedes-AMG A 35 4MATIC é a nova arma de Affalterbach para o crescente nicho de hot hatch. O A 35 vem posicionar-se entre o Classe A 250 e o futuro A 45, conhecido internamente como “Predator”, e que promete, pelo menos, 400 cv.

Com tantos cavalos previstos, há espaço para algo mais… sensível. Entra em cena, assim, o Mercedes-AMG A 35 4MATIC, que acaba de se tornar no degrau de acesso ao universo AMG. E como qualquer AMG que se preze, os números impressionam.

Números

Por baixo do capot reside uma evolução do M 260 — o mesmo quatro cilindros em linha e 2.0 l do A 250 — capaz de libertar 306 cv (entre as 5800 e 6100 rpm) e 400 Nm (disponíveis entre as 3000 e 4000 rpm). A potência é distribuída às quatro rodas através de uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades, a AMG Speedshift DCT 7G — com modo automático e manual (através de patilhas), e função Race-Start para super-arranques.

VÊ TAMBÉM: Este é o Mercedes-AMG GT com 4 portas mais barato que podes comprar

 

Mercedes-AMG A 35 4MATIC

Características e números sumarentos q.b. para garantir prestações de respeito, como os escassos 4,7s para atingir os 100 km/h, e certamente os 250 km/h de velocidade máxima seriam estilhaçados caso não houvesse um limitador eletrónico.

RELACIONADO: Mercedes-Benz Classe A Limousine. Não, não é o novo CLA

Relativamente ao motor do A 250, no A 35 encontramos um novo turbocompressor twin-scroll, controlo variável das válvulas (Camtronic) reprogramado, e um sistema de escape específico, com contrapressão reduzida dos gases de escape, e que integra uma válvula controlada automaticamente que altera o som, dependendo do modo de condução selecionado.

Tração e diversão

O Mercedes-AMG A 35 4MATIC não quer apenas perseguir a linha do horizonte. Promete também dinamismo e agilidade. Para tal, a Mercedes-AMG começou por reforçar a carroçaria, aumentando os níveis de rigidez estrutural — essencial para o bom funcionamento da suspensão —, adicionando um painel em alumínio por baixo do motor e dois braços diagonais colocados à frente, no fundo do carro, para reduzir a torção.

A suspensão em si é composta à frente por um sistema McPherson, parcialmente em alumínio; enquanto a traseira é suspendida por um sistema multi-braços de quatro apoios, com grande parte dos componentes a provirem do conhecido A 45 4MATIC. De série os amortecedores são passivos, mas há unidades adaptativas com três modos como opção.

Mercedes-AMG A 35 4MATIC

O sistema de tração integral, AMG Performance 4MATIC, promete combinar muita tração com uma “condução muito divertida”, de acordo com a Mercedes-AMG. O binário é distribuído automaticamente, ajustando-se às necessidades do momento, com até 50% a poder ser enviado para o eixo traseiro.

Por fim, o sistema de travagem replica as mesmas dimensões do usado no A 45 4MATIC que já conhecemos. À frente temos discos de 350 mm com pinças de travão Monoblock com quatro pistões, e atrás discos de 330 mm com pinças de um pistão. Tanto à frente como atrás, os discos são ventilados e perfurados.

Cinco modos de condução

Estão à disposição cinco modos de condução — Slippery, Comfort, Sport, Sport+ and Individual — que afetam não só o comportamento do ESP, como a resposta do motor e transmissão. O modo Slippery (escorregadio) é uma novidade, otimizado para pisos molhados, reduzindo a potência e binário, suavizando as passagens de caixa (efetuadas a menor rotação), tudo para garantir o máximo de estabilidade.

Obviamente os modos Sport e Sport+ é onde se encontra toda a diversão. O stop-start é desligado, o ESP torna-se mais complacente, podendo até ser desligado. No modo Sport+ as reduções até são efetuadas com duplo desembraiar.

Mercedes-AMG A 35 4MATIC

Imagem agressiva q.b.

Tanto por dentro como por fora, o novo Mercedes-AMG A 35 4MATIC reforça a desportividade e até agressividade visual, revelando maior aparato aerodinâmico — splitter, asa e difusor traseiro —, vem munido com jantes de 18″ específicas e duas saídas de escape redondas. No interior encontramos bancos desportivos, com pele Artico e microfibra Dinamica em preto, pespontos e cintos em vermelho.

O painel de instrumentos totalmente digital tem três estilos à escolha, destacando-se o Supersport, onde o conta-rotações assume uma posição central, com a restante informação a ser visualizada na forma de barras à direita e esquerda do conta-rotações. O sistema de infoentretenimento MBUX integra programas específicos, como o AMG Track Pace (para usar em circuito) e dados de telemetria.

VÊ TAMBÉM: Mercedes-AMG GT S Roadster. No meio é que está a virtude?

Quando chega

O novo Mercedes-AMG A 35 4MATIC será apresentado publicamente já no próximo dia 2 de outubro no Salão de Paris, com o lançamento no mercado a acontecer em janeiro de 2019.