Branded Content Ford Focus. O teu guia completo sobre a quarta geração do modelo

patrocinado Ford

Guia de compra

Ford Focus. O teu guia completo sobre a quarta geração do modelo

O Ford Focus celebra 20 anos. Haverá melhor forma de celebrar este aniversário do que com o lançamento de uma nova geração? Criámos um guia completo para ficares a conhecer a nova geração do modelo.

novo ford focus 2018

O Ford Focus entra na sua quarta geração, e o peso da responsabilidade na passagem do testemunho é grande. O Ford Focus é um dos pilares da marca norte-americana na Europa, uma presença regular entre os mais vendidos no continente.

Nada foi deixado ao acaso na nova geração e todos os esforços são justificados para manter o protagonismo num dos segmentos mais populares e competitivos na Europa.

novo Ford Focus

Nova plataforma e novos motores

A nova plataforma, a C2, garante não só maiores níveis de rigidez estrutural, como uma distância entre eixos majorada relativamente à geração precedente, fator determinante na obtenção de cotas de habitabilidade referenciais, como revelam os 81 cm no espaço para os joelhos. Permitiu também uma dieta de peso: o novo Ford Focus é 88 kg mais leve do que o seu antecessor.

Interior do novo Ford Focus (ST Line).
Interior do novo Ford Focus (ST Line).

A acessibilidade também foi melhorada, recebeu portas traseiras de maior dimensão para um acesso mais fácil.

Também as motorizações foram alvo de particular atenção, com a nova geração a estrear novas unidades EcoBoost e EcoBlue, gasolina e gasóleo, respetivamente. O conhecido e galardoado 1.0 EcoBoost transita da anterior geração, com 100 cv e 125 cv; e é agora acompanhado por uma nova unidade 1.5 EcoBoost e 150 cv. Do lado do Diesel, a estreia das unidades 1.5 TDCI EcoBlue e 2.0 TDCI EcoBlue, com potências de 120 e 150 cv, respetivamente.

Ford Focus ST-Line

 

Todos os motores podem ser acoplados a uma transmissão manual de seis velocidades ou, em estreia, uma automática de oito velocidades, excetuando o 1.0 EcoBoost de 100 cv, que apenas é disponibilizado com a caixa manual.

Possibilidade de personalização

Em Portugal, o Ford Focus está disponível em duas carroçarias — cinco portas e Station Wagon — e com quatro níveis de equipamento — Business, Titanium, ST-Line e Vignale.

Inspirado pela performance dos modelos ST, os ST-Line apresentam-se com visual mais desportivo, visível no para-choques específico, escape duplo e acabamento a negro para a grelha dianteira. No interior continua a temática desportiva, com bancos e volante de desenho específico, embaladeiras ST-Line, e revestimentos com efeitos de fibra de carbono e contrastantes pespontos a vermelho.

No outro extremo, o Vignale, destaca-se visualmente pelos para-choques e grelha exclusiva, com acabamentos cromados. Os acabamentos são com efeito de madeira de grão fino, os bancos exclusivos são em pele, assim como o volante, com pespontos em contraste que se prolongam pelo habitáculo.

novo ford focus 2018
Novo Ford Focus Active

E brevemente juntar-se-á à gama o Active — disponível no início de 2019 —, inspirado no universo SUV, de aspeto mais robusto e versátil, com distância ao solo aumentada e rodas de maiores dimensões. É a adição mais original do novo Ford Focus e além do exterior distinto, também o interior recebe um tratamento específico, a emanar maior robustez, com decoração específica.

Condução Autónoma de nível 2

Com o novo Ford Focus é introduzida a mais vasta quantidade de tecnologias da história da marca, sendo o primeiro a adotar tecnologias de condução autónoma de Nível 2 na Europa — inclui Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC), reforçado com a função Stop & Go, o que permite parar e voltar a arrancar automaticamente em situações de engarrafamento de trânsito (apenas disponível com caixa automática); Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na faixa entre outras, englobadas no conjunto de tecnologias de assistência à condução denominado Ford Co-Pilot360.

Novo Ford Focus
Head-Up Display também faz parte do novo Ford Focus

O novo Ford Focus é também o primeiro modelo da marca na Europa a estrear o Head-Up Display. Entre as várias tecnologias presentes, o destaque vai para uma estreia no segmento: o Assistente de Manobras Evasivas.Esta tecnologia ajuda os condutores a contornar veículos mais lentos ou que estejam parados, evitando, uma potencial colisão.

Está igualmente presente o sistema de infoentretenimento SYNC 3 — acessível através de um ecrã tátil de 8″, compatível com Apple CarPlay™ e Android Auto™ —, que passa a permitir, via comandos vocais, o controlo das funções de áudio, navegação, climatização e dispositivos móveis.

novo ford focus 2018
Interior do novo Ford Focus com SYNC 3.

Quanto custa?

Até ao final do mês de setembro, decorre uma campanha onde o Ford Focus 1.0 EcoBoost ST-Line pode ser adquirido por 19 990 euros — em condições normais, custaria 24 143 euros.

novo Ford Focus
Novo Ford Focus ST-Line

Os preços do novo Ford Focus iniciam-se nos 21 820 euros para o 1.0 EcoBoost Business (100 cv). O 1.0 EcoBoost de 125 cv apresenta um preço de 23 989 euros com o nível de equipamento Titanium; 24 143 euros para o ST-Line; e 27 319 euros para o Vignale (com a caixa manual de seis velocidades).

O 1.5 EcoBoost de 150 cv está apenas disponível como Vignale e começa nos 30 402 euros.

Já o 1.5 TDCI EcoBlue (120 cv) inicia-se nos 26 800 euros, com o nível de equipamento Business, culminando nos 34 432 euros para o Vignale com caixa automática. No topo dos motores a gasóleo, o 2.0 TDCI EcoBlue, com 150 cv, vem apenas disponível como ST-Line e Vignale, iniciando-se nos 34 937 euros e 38 114 euros, respetivamente.