YouTube

Ainda te lembras de “conduzir” ao colo do teu pai?

Esta crónica não é (só) sobre conduzir ao colo do pai ou do avô. Mas também não é clickbait, podes estar descansado. Foi há um ano que começamos a gravar os primeiros vídeos para o nosso canal de YouTube. A primeira temporada terminou, e agora?

Corria o ano de 2015 quando uma chamada de alguém muito atento (obrigado!), nos alertou que existia no YouTube uma boa oportunidade de nos destacarmos e que conhecia alguém perfeito para nos ajudar nessa jornada, o Filipe Abreu.

Fizemos um teste, mas não estávamos preparados. Tínhamos receio de sair da nossa zona de conforto e a Razão Automóvel ainda estava a começar a dar os primeiros passos.

Era muita responsabilidade para alguém que em tudo o que faz quer obter o melhor resultado possível: não avançamos para uma plataforma nova apenas por avançar. Se o fizéssemos seria com total de dedicação e nunca a meio gás.

Nesta imagem, o dia em que gravámos pela primeira vez um vídeo: 18 de abril de 2015. Aquela mosca passou à frente da câmara mesmo na altura em que o Filipe tirou a fotografia. Hoje estamos muito mais novos, como podem ver…

Os anos que se seguiram foram de aposta da nossa marca, no nosso website e no acumular de reconhecimento através do trabalho, algo de que nos orgulhamos imenso.

Tínhamos também de tornar o nosso negócio rentável, para nos aventurarmos numa nova plataforma. Conseguimos.

O dia Y

No verão de 2017 decidimos avançar para o YouTube. Os dias começavam às 4h da manhã para apanhar a melhor luz, e depois continuavam até depois das 20h00 para alimentar o nosso website. Gravámos durante largos meses e finalmente, em março de 2018, lançamos o canal.

Sabias que?
A Razão Automóvel foi fundada em 2012 por um grupo de três amigos que gostava de automóveis. Hoje é o maior produtor nacional de conteúdos digitais especializados em automóveis.

A apresentação do canal foi feita uma semana antes do lançamento, nas nossas instalações. Este evento contou com a presença de 80 pessoas, entre as quais representantes de marcas de automóveis e do setor automóvel, agências de publicidade, pilotos, amigos e familiares mais próximos.

Os números

O canal de YouTube da Razão Automóvel soma 6 milhões de minutos vistos, desde o lançamento, em março de 2018. Neste período os nossos vídeos receberam quase 50 mil gostos e o canal foi subscrito por mais de 23 mil pessoas.

Mais de 82% dos nossos subscritores residem em Portugal e 37% têm idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos.

Nunca desistas dos teus sonhos

Quando me sentava ao colo do meu pai e “conduzia”, ou quando ficava horas dentro do carro, com o carro desligado e a simular que ia a conduzir para algum lado, estava a imaginar, a sonhar…

Ora imaginava que era piloto, ou apenas imaginava ser adulto e poder conduzir livremente (com 8 anos de idade e sem chegar aos pedais, não era propriamente legal se o fizesse, tinha mesmo de esperar pelos 18 anos e pela carta de condução).

Aprendi a conduzir aos 12 anos, em terrenos particulares, sem a minha mãe saber e com a conivência e observação constante do meu avô, que seguia no lugar do pendura. Voltava a fazer tudo novamente e um dia escrevo sobre esses dias, está prometido.

Sim, sou eu nesta imagem abaixo. Só queria automóveis, não pensava em mais nada. Era um chato, estava sempre a pedir a chave do carro ao meu avô, ao meu pai, só para me sentar ao volante. A imaginação fazia o resto do trabalho.

 

O que quero dizer com isto?

Se tens uma ideia, se tens um projeto em mente e se achas que vais conseguir dar o máximo, pega numa câmara e começa a gravar. Se gostas de fotografar ou escrever aposta nisso e sê feliz a fazê-lo. Assim que nós tivemos essa oportunidade foi o que fizemos.

Todos os meses, durante os vários anos que se seguiram depois do nosso primeiro teste à frente de uma câmara em 2015, o Filipe ligava-me. Às vezes só para perguntar se estava tudo bem, outras para me recordar que tínhamos de arriscar e avançar. Foste mesmo chato Filipe e só te posso agradecer por isso.

Estamos em 2018 o Filipe Abreu é o nosso Diretor de Fotografia, responsável máximo pela produção de todo o nosso conteúdo em vídeo. Valeu a pena arriscar, agora é esperar pelos próximos anos. O que vai acontecer? Não sabemos*, mas esta viagem incrível já valeu a pena.

Este é o último vídeo da temporada. Ao volante do Lexus LC 500h.

E agora?

Sete meses depois do lançamento do nosso canal chegamos ao fim da primeira temporada. Vamos continuar? Claro que sim, já temos mais de 20 novos episódios gravados e muitas, muitas novidades.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Razão Automóvel (@razaoautomovel) a

Muito obrigado a todos os que nos ajudaram a erguer este canal. Aos patrocinadores, marcas, familiares e amigos, que acreditaram tanto neste nosso novo projeto como nós acreditámos. E claro a vocês, nossos leitores e agora também subscritores do nosso canal de YouTube, sem o vosso apoio nada disto seria possível.

Subscreve o nosso canal, partilha, comenta, faz like e já sabes…até à próxima!

*Na verdade nós até sabemos. Mas não vamos estragar o futuro com spoilers ok? 

Mais artigos em Crónicas

Os mais vistos