Notícias O melhor do Porsche 718 ainda está para vir? Naturalmente (aspirado) que sim

Rumores

O melhor do Porsche 718 ainda está para vir? Naturalmente (aspirado) que sim

Como sabes, a Porsche está a trabalhar afincadamente no desenvolvimento do novo 718 Boxster Spyder. Quão afincadamente? Motor «flat-six» atmosférico. É desse tipo de afinco que estamos a falar.

O Porsche 718, seja qual for o modelo ou versão, é um excelente desportivo — a Porsche não os sabe fazer de outra forma. É que nem a mudança para motores turbo de quatro cilindros opostos na gama 718, beliscou essa percepção numa utilização quotidiana. Recorda o nosso primeiro contacto aqui.

Mas agora que a presente geração Porsche 718 (982) se aproxima do seu fim de ciclo, é altura de elevar um pouco mais a fasquia. Que é como quem diz, é altura de lançar as versões mais especiais, mais exclusivas, mais caras e… mais nobres. Uma dessas versões será o Porsche 718 Boxster Spyder.

Que som é este?

A marca alemã convocou os engenheiros do departamento Porsche Motorsport e entregou-lhes uma missão: desenvolver o motor que vai equipar o novo Porsche 718 Boxster Spyder.

Ouve isto:

Que tal? A julgar pelo som, será difícil o novo Porsche 718 Boxster Sypder recorrer a um motor turbo flat-four. No seu lugar, os rapazes da Porsche Motorsport poderão ter colocado o fantástico motor flax-six 4.0 litros atmosférico que equipa os 911 GT3 e GT3 RS.

Não sabemos se a ideia passará à produção ou não, mas mesmo que passe, não é expectável que o novo Porsche 718 Boxster Spyder chegue aos 500 cv de potência que encontramos nos seus irmãos mais velhos. Será uma versão menos vitaminada seguramente.

Porsche Boxster Spyder 987.
Um dos meus carros de sonho: o Porsche Boxster Spyder (987).

Quanto à possibilidade deste Porsche 718 Boxster Spyder recorrer ao motor 3.0 Turbo flat-six dos 911 (991.2) é muito pequena. Apesar da menor capacidade cúbica, este motor 3.0 Turbo é maior que o motor dos 911 GT3/GT3 RS devido à presença dos turbos, logo mais difícil de montar no chassis do 718.

Brevemente todas as nossas dúvidas serão substituídas por certezas. É esperado que o Porsche 718 Boxster Spyder seja revelado ainda este ano.

A mula de testes do Porsche 718 Boxster Spyder.