Tecnologia

Califórnia inaugura chapas de matrícula digitais

Imagina uma chapa de matrícula digital, capaz de exibir não apenas os números e letras, mas também mensagens, alertas, e até publicidade. Não, não se trata de futurologia; a primeira solução do género acaba de ser lançada nos EUA!

Aprovada apenas para o estado norte-americano da Califórnia, esta nova chapa de matrícula digital é a concretização de uma medida anunciada, há cinco anos, pelo Governador Jerry Brown, sendo que, de momento e segundo dados avançados pelo Departamento de Veículos Motorizados (DMV), existem já 116 automóveis equipados com esta tecnologia.

Segundo o diário Sacramento Bee, esta nova solução permite aos condutores fazer o registo anual dos seus veículos por via eletrónica, ao invés de terem de se deslocar fisicamente à DMV. Sendo que, pelo facto de virem equipadas com um chip, baterias e ligação wireless, estas chapas de matrículas vão poder, inclusivamente, exibir mensagens pessoais — desde que, claro está, a legislação o venha a permitir.

Produzidas por uma única companhia devidamente autorizada, a Reviver Auto, as chapas de matrícula digitais vão agora ter de atravessar um período de testes, o qual terminará apenas em julho de 2020. Altura em que, refere a mesma publicação, “serão identificados e apontados os potenciais benefícios” da tecnologia e tomada uma decisão final.

Para já autorizada apenas na traseira (à frente, os condutores terão de manter a solução tradicional), talvez o maior senão é mesmo o seu preço: 699 dólares, cerca de 598 euros, a que acresce ainda o pagamento mensal de cerca de 7 dólares (6 euros).

Por outro lado, em cima da mesa estão igualmente preocupações com a ciber-segurança e possíveis ataques de hackers, já que a matrícula está permanentemente conectada. Algo que poderá agradar aos gestores de frotas, fruto da possibilidade de conhecerem, a todo o momento, a localização da viatura, mas talvez não tanto aos particulares, certamente bem menos agradados com tal ideia.

Sabes responder a esta?
Quantos veículos elétricos circulam hoje em dia nas estradas do mundo, segundo a AIE?

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos