Notícias Volkswagen Passat (B3). Vencedor do Carro do Ano 1990 em Portugal

Carro do Ano

Volkswagen Passat (B3). Vencedor do Carro do Ano 1990 em Portugal

Foi a estreia da Volkswagen no lugar mais alto do mais cobiçado prémio do setor automóvel em Portugal, o Carro do Ano.

Em 1990 o Volkswagen Passat foi o escolhido pelo painel de jurados. Ao contrário da maioria dos anteriores vencedores do Carro do Ano em Portugal, o Volkswagen Passat não era um modelo inédito.

O Volkswagen Passat já fazia parte da gama do construtor alemão desde 1973. Mas em 1988, deu um importante salto em termos qualitativos ao entrar na sua terceira geração (B3), mas o troféu nacional só seria atribuído em 1990.

Foi esta terceira geração que rompeu com o passado do modelo e começou a consolidar o estatuto da Passat. Em termos de design, encontrámos pela primeira vez formas curvilíneas que rompiam por completo com a aparência das anteriores gerações, caracterizadas por linhas retas.

O modelo caracterizava-se por um enorme espaço interior, independentemente do tipo de carroçaria, berlina de quatro portas ou carrinha, com mais de 4,5 m de comprimento. A bagageira da berlina oferecia aproximadamente 580 litros.

Volkswagen Passat
Versão berlina e variant (carrinha).

Também característico nesta geração era a ausência de grelha dianteira entre os faróis, abandonada logo em 1993 com um restyling mais profundo (B4) que originou a quarta geração do familiar da Volkswagen, e que ainda hoje é produzido, indo já na sua oitava geração (B8).

Foi também esta geração que conheceu o célebre e potente Volkswagen Passat G60. O modelo contava com um motor 1.8 com quatro cilindros em linha, com a particularidade de usar um compressor em vez de um turbo para sobrealimentar o motor. Desta forma o Passat G60 debitava uns expressivos 160 cv e 225 Nm de binário, atingindo os 215 km/h de velocidade máxima e os 100 km/h em 9,6s.

Volkswagen Passat

Porquê 60?

O compressor produzido e usado para este Passat tinha 60 milímetros de diâmetro de entrada, dando assim origem ao nome G60. Mais tarde foi feita uma versão mais pequena do mesmo compressor, denominada de G40, aplicada a modelos como o Volkswagen Polo. Queres continuar esta viagem pelos Carros do Ano em Portugal? Clica aqui.

RELACIONADO: Os modelos mais marcantes da Volkswagen

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conheçam todos os vencedores do Carro do Ano em Portugal desde 1985