Notícias BP investe em baterias recarregáveis em apenas cinco minutos

Elétricos

BP investe em baterias recarregáveis em apenas cinco minutos

Imagina poderes carregar as baterias do teu carro elétrico em apenas cinco minutos. A tecnologia, a que foi dado o nome de “flash batteries”, está já a ser desenvolvida, com a ajuda dos milhões da petrolífera BP.

StoreDot Flash Batteries 2018

A solução, que tem vindo a ser desenvolvida por uma start-up israelita de nome StoreDot, acaba, assim, de receber o apoio da BP. A qual se prepara para investir 20 milhões de dólares (pouco mais de 17 milhões de euros) na tecnologia que deverá vir a surgir, primeiro, nos telemóveis, já a partir de 2019.

No entanto e segundo anunciou a start-up, o objetivo é aplicar, futuramente, este tipo de baterias, nos automóveis elétricos do futuro, de forma a garantir tempos de carregamento idênticos aos que qualquer condutor leva a encher um depósito de combustível, num carro com motor de combustão.

Como funciona?

Estas baterias apresentam uma nova estrutura e materiais, com as superiores velocidades de carregamento a serem permitidas pela maior velocidade no fluxo dos iões entre o ânodo e o cátodo.

Bateria StoreDot 2018

Esta capacidade rápida de carregamento deve-se a um elétrodo com uma estrutura inovadora. Este contém polímeros orgânicos — quimicamente sintetizados de origem não biológica —, conjugados com componentes de óxidos metálicos do cátodo, que despoletam as reações de redução-oxidação (também chamada redox, que permite a transferência de eletrões). Combinado com um novo separador e eletrólito de sua concepção, esta nova arquitetura permite entregar alta corrente, com menor resistência interna, densidade energética melhorada e mais tempo de vida útil para a bateria.

As baterias de iões de lítio atuais, por outro lado, usam componentes inorgânicos para o seu cátodo — essencialmente óxidos metálicos —, que são constantemente carregados pela inserção de iões de lítio, limitando a condutividade iónica, logo reduzindo a densidade e a longevidade da bateria.

É um três em um, já que ao contrário de outros fabricantes de baterias, que são capazes de melhorar apenas uma das propriedades destas — capacidade, tempos de carregamento ou tempo de vida — a tecnologia da StoreDot melhora em simultâneo as três.

O carregamento ultra-rápido das baterias está no centro da estratégia de eletrificação da BP. A tecnologia da StoreDot revela um verdadeiro potencial para ser utilizada nos automóveis elétricos e permitir um carregamento das baterias no mesmo tempo que se leva a encher um depósito de combustível. Com o nosso crescente portfólio de infraestruturas de carregamento e tecnologias, estamos excitados com a possibilidade de poder vir a desenvolver verdadeiras inovações tecnológicas para os clientes dos veículos elétricos

Tufan Erginbilgic, diretor executivo de negócios marginais da BP

SEGUE-NOS NO YOUTUBESubscreve o nosso canal

Daimler também é investidora

Recorde-se que a StoreDot já recebeu, em setembro último, um investimento de cerca de 60 milhões de dólares (cerca de 51 milhões de euros) da parte da divisão de camiões da Daimler. Atraída igualmente pela garantia dada pela start-up, de que as suas baterias de iões de lítio são não só amigas do ambiente, como oferecem autonomias, com uma só carga, na ordem dos 500 quilómetros, dependendo da capacidade da bateria.

RELACIONADO: Farto de cabos nos veículos elétricos? Carregamento por indução está para breve

Poder trabalhar em conjunto com um líder do mercado energético, como a BP, é um marco nos esforços da StoreDot de evoluir o ecossistema de carregamento ultra-rápido de veículos elétricos. A combinação da marca indelével da BP com o ecossistema de carregamento de elétricos da StoreDot, vem permitir uma mais rápida implementação dos postos de carregamento ultra-rápido, assim como uma melhor experiência de carregamento para os utilizadores.

Doron Myerdorf, co-fundador e CEO da StoreDot

Sabe esta resposta?
Qual a potência anunciada pelo Ferrari 488 GTB Pista?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferrari SP38. Um 488 GTB único inspirado no mítico F40
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ferrari SP38. Um 488 GTB único inspirado no mítico F40