Notícias Nissan Qashqai é o SUV mais rápido do mundo

Recorde

Nissan Qashqai é o SUV mais rápido do mundo

Este Nissan Qashqai não é o típico SUV, ou Crossover, como a marca o identifica. Equipado com um muito alterado bloco do Nissan GT-R, foi capaz de bater o recorde de velocidade máxima para um SUV.

Nissan Qashqai R 2000 cv Ver vídeo

A Nissan identifica-o como crossover, mas para este recorde, assumamo-lo como um SUV. O Nissan Qashqai, um modelo nada dado a altas velocidades, acabou por se tornar no SUV mais rápido do planeta, durante o evento VMAX200, que se realiza no Reino Unido.

Um SUV talvez não seja a melhor forma de ir à procura de um recorde de velocidade máxima, mas há sempre quem tente. Há praticamente um ano atrás reportámos que o SUV mais rápido do mundo era um Toyota Land Cruiser — denominado, apropriadamente, Land Speed Cruiser — que atingiu uns incríveis 370 km/h. Só foram precisos 2000 cv extraídos de um V8 para o conseguir…

O Nissan Qashqai R

Mas agora, a Severn Valley Motorsport, responde à letra. Conhecida pelas suas preparações sobre o Nissan GT-R, em 2014 criaram um monstro que combinava o “inofensivo” Qashqai com o coração de um GT-R, mas cheio de esteróides, mais do que duplicando a sua potência, ascendendo acima dos 1100 cv.

Só que para conseguir o recorde de velocidade, 1100 cv não bastava. O Nissan Qashqai R sofreu muito mais alterações, desde a substituição de mais componentes por outros forjados, e sobrealimentação revista. Resultado: este Nissan Qashqai com 2000 cv de potência!

Considerando as dimensões mais compactas do Qashqai relativamente ao Land Cruiser — com as inerentes vantagens aerodinâmicas —, seria de esperar que o mesmo nível de potência permitisse alcançar e suplantar os 370 km/h.

382,7 km/h!

Desafio superado, sem margem para dúvidas. O Nissan Qashqai R atingiu 382,7 km/h (237,8 mph), quase 13 km/h mais do que o Toyota Land Speed Cruiser. A Severn Valley Motorsport publicará brevemente um vídeo do feito, mas o recorde já é seu. Mais de 380 km/h num Qashqai é obra… ainda que de origem pouco ou nada tenha.

Nissan Qashqai R
A confirmação do resultado em mph. Impressionante.

Sabe esta resposta?
O novo BMW M2 Competition partilha o motor com o…
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW M2 Competition desvendado com 410 cv
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

BMW M2 Competition desvendado com 410 cv