Arranque a Frio

O que acontece no interior de um Wankel?

Por aqui continuamos fascinados com o Wankel. O seu modo de funcionamento único torna por vezes difícil de traduzir "por miúdos" o como é que tudo acontece. Mas, e se desse para "espreitar" para o seu interior em funcionamento?

Warped Perception é um canal de Youtube que nos dá a oportunidade de ver, e em câmara lenta, aquilo que habitualmente não conseguimos ver a olho nu. E claro, os motores, sejam de que tipo for, são alvos perfeitos para este tipo de exercícios — e o Wankel, como não podia deixar de ser, foi alvo da atenção dos autores do canal.

O processo de combustão num motor é algo que acontece “longe da vista”, mas, graças à troca de umas peças por outras transparentes, permitiu-nos observar o que acontece no interior da câmara epitrocoidal do Wankel onde se encontra o rotor triangular.

Resultados espetaculares

Conseguimos ver em todo o seu esplendor o processo de combustão no interior do Wankel, e dependendo do combustível usado, por vezes com resultados visuais dignos de Hollywood.

O vídeo tem pouco mais de 10 minutos, mas para o efeito, passamos logo para a ação onde tudo acontece — merece claramente uma visita mais demorada noutra ocasião.

RELACIONADO: Oficial. O motor Wankel da Mazda regressa em 2019, mas…

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabes responder a esta?
O Grupo B chegou a ter um carro com motor Wankel. Que carro foi?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Mazda RX-7: o único Grupo B com motor Wankel

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos