Notícias Antes do Ferrari, também houve um Lamborghini Portofino

Arranque a Frio

Antes do Ferrari, também houve um Lamborghini Portofino

O Ferrari Portofino é o sucessor do California. Mas o seu nome, retirado de uma pequena vila italiana, já tinha sido usado por um concept da… Lamborghini, a sua arquirrival.

Lamborghini Portofino, 1987

Há coincidências engraçadas. Portofino, a pequena vila italiana encostada ao mar, não se estreou com a Ferrari como denominação de um automóvel. Recuando 31 anos atrás, até ao Salão de Frankfurt de 1987, seria a rival Lamborghini a estrear esta denominação num futurista concept de uma berlina de quatro portas com motor V8 em posição central traseira.

Não parece um Lamborghini, pois não? A razão é porque o Portofino foi desenhado, originalmente, para ser um… Chrysler (!) — sim, a Lamborghini já fez parte da Chrysler…

O seu design explorava o conceito que seria conhecido como “cab forward design”, isto é, uma frente curta e habitáculo em posição avançada para maximizar a habitabilidade. Seria a essência do design da Chrysler na década de 90, originando modelos como o Dodge Intrepid ou o Chrysler 300M, este último vendido em Portugal.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Que motor equipa o Ferrari Portofino?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferrari Portofino: as primeiras imagens do sucessor do California T