Notícias Eis o novo Mercedes-Benz Sprinter

Comerciais

Eis o novo Mercedes-Benz Sprinter

A divisão de comerciais da Mercedes-Benz acaba de apresentar o novo Sprinter. A grande novidade é o sistema adVANce.

Raramente falamos de veículos comerciais aqui na Razão Automóvel, e só hoje é a segunda vez. Ao contrário do artigo que mencionei, o novo Mercedes-Benz é um modelo bastante real. E vale a pena falarmos dele pelas novidades que anuncia.

RELACIONADO: E se todas as marcas tivessem veículos comerciais?
O novo Sprinter repete algumas das soluções que temos visto nos ligeiros de passageiros da marca.

Nomeadamente o facto de ser um dos primeiros veículos comerciais ligeiros (VCL) 100% conetado. É o primeiro modelo da nova família de VCL Mercedes-Benz com sistema PRO Connect, uma solução que transporta para este tipo de veículos a «internet das coisas», que na marca alemã assume a denominação de programa adVANce.

O que é o adVANce?
O objetivo do programa “adVANce” é repensar a mobilidade e aproveitar as oportunidades da logística conectada. Esta abordagem que irá conduzir ao desenvolvimentos de novos produtos e serviços, permitindo à Mercedes-Benz expandir o seu modelo de negócio para além do “hardware” de um furgão.

Graças ao sistema Pro Connect, será mais fácil para as gestoras de frota recolher informações sobre a utilização dos seus veículos e rentabilizar a sua utilização.

Nem tudo é conetividade…

Por isso o Mercedes-Benz Sprinter está disponível com mais de 1.700 combinações de carroçaria — cabine aberta, fechada, forgão, rodado duplo, simples, com 3, 6 ou 9 lugares, tração traseira, dianteira ou tração integral. A estas tipologias de carroçarias podem ser associados quatro motorizações.

Há três versões do motor 2.1 litros Diesel de quatro cilindros: 116, 146 e 163 cv de potência. Para as empresas que necessitam de mais potência na sua atividade está disponível o motor 3.0 litros de seis cilindros em linha com 190 cv de potência e 440 Nm.

Ainda no campo das motorizações a grande novidade é o eSprinter, uma proposta 100% elétrica, destinada ao transporte de mercadorias em ambiente urbano — que só chegará ao mercado em 2019.

Mercedes-Benz Sprinter 2018
eSprinter 100% elétrica.

Quanto às restantes versões — com motor de combustão — já podem ser encomendadas, e o início da comercialização no mercado europeu está agendada para junho de 2019.