Notícias Carrinhas. Mais do que um veículo de trabalho, um estilo de vida

Arranque a Frio

Carrinhas. Mais do que um veículo de trabalho, um estilo de vida

Nunca mais vão olhar para uma simples "van" ou carrinha da mesma maneira — o simples veículo de trabalho que passa a ser um estilo de vida. Só podia acontecer nos EUA.

Supervan, carrinhas customizadas Ver vídeo

A segunda metade da década de 70, nos Estados Unidos da América, foi um período deveras interessante. A Guerra do Vietname tinha acabado, o disco sound estava na berra e as pessoas queriam simplesmente exprimir-se, fosse de que maneira fosse.

O período certo para surgir a cultura das “custom van”, ou seja, carrinhas ou furgões personalizados — tão curto e marcante que até deu origem a um filme, ainda que unanimemente mau, apropriadamente chamado de Supervan (1977), do qual vos deixamos algumas imagens ao som de uma das músicas do filme: Riding High, pela voz de Dave Munyon.

O tempo não foi simpático para o filme, mas uma “crítica” bastante mais recente refere que “este é um filme que leva as carrinhas muito a sério, (…) o derradeiro filme para os «nerds» das carrinhas”. Já agora, o nome Supervan referia-se à estrela principal do filme, que podem ver abaixo — a futurista, para a década de 70, Vandora.

Supervan Vandora

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro carro Diesel com sistema Common Rail?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos