Notícias Land Rover celebra 70 anos e restaura um dos primeiros Series I

Restauro

Land Rover celebra 70 anos e restaura um dos primeiros Series I

A Land Rover celebra em 2018 o seu 70º aniversário. Entre as várias celebrações, esperem ver no final do ano, um dos primeiros Land Rover Series I de pré-produção regressar à vida.

Land Rover Series I

O “decrépito” Land Rover Series I que podem ver nas imagens foi um dos três modelos pré-produção, julgados perdidos, que serviu para promover o lançamento do Series I no Salão de Amesterdão, em 1948, há 70 anos atrás.

O estado, algo deplorável, do veículo reflecte o abandono a que esteve sujeito durante décadas. Na realidade, durante anos não se soube do seu paradeiro — os últimos registos apontavam 1968 como o último ano em que esteve em circulação.

Land Rover Series I

Abandono de décadas

Agora sabe-se que o primeiro Land Rover Series I esteve abandonado durante 20 anos num campo no País de Gales, Reino Unido, após ter passado por uma mão cheia de proprietários. Acabaria por ser comprado para efeitos de restauro, em 1988, mas de pouco lhe valeu, já que nunca seria terminado e assim ficou, abandonado num jardim.

A descoberta deste modelo, em 2016, em Birmingham, não deixou de surpreender. Sobretudo porque foi encontrado a poucos quilómetros de distância de Solihull, precisamente onde tinha sido inicialmente produzido. Os especialistas da Jaguar Land Rover Classic passaram vários meses a pesquisar os arquivos da empresa — à procura da história da sua propriedade —, de modo a garantir de que era o “produto genuíno”, e confirmar, sem dúvidas, de que se tratava efetivamente de um dos Series I de pré-produção.

RELACIONADO: Land Rover Defender. Mula de testes já roda

Um dos primeiros 48

A primeira “fornada” de Series I de pré-produção resultou em 48 unidades, e destacavam-se em vários aspetos, quando comparados com os Land Rover Series I posteriores, de produção. Por exemplo, os painéis em alumínio são mais espessos, o chassis é galvanizado e têm uma caixa traseira removível.

O processo de restauro será liderado pela Jaguar Land Rover Classic Works, em Coventry, e o resultado final poderá ser apreciado mais para o final do ano, coincidindo com as comemorações do 70º aniversário da marca e, muito provavelmente, a apresentação da nova geração do Defender, nome dado ao modelo, definitivamente, em 1991.

Este Land Rover é um pedaço da história automóvel mundial insubstituível e é tão importante historicamente como o Huey, o primeiro Land Rover de pré-produção.

Tim Hannig, Diretor da Jaguar Land Rover Classic

Sabe esta resposta?
Em que ano deixou de ser produzido o Land Rover Defender?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Funcionários da Land Rover despedem-se do Defender
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Funcionários da Land Rover despedem-se do Defender