Notícias Hyundai desenvolve um novo e inédito airbag.

Segurança

Hyundai desenvolve um novo e inédito airbag.

A Hyundai revelou o seu mais recente avanço, um airbag inédito que se destaca pelo seu… tamanho. Qual o destino deste enorme airbag?

Hyundai — airbag para teto panorâmico Ver vídeo

A Hyundai Motor Company, através da sua subsidiária Hyundai Mobis, uma das fornecedoras globais da indústria automóvel, revelou a sua mais recente criação no mundo dos airbags. Capaz de produzir em massa os seus próprios airbags, desde 2002, a Hyundai Mobis apresentou um airbag inédito, para tetos panorâmicos.

Os tetos panorâmicos, no geral feitos com vidro temperado especial, são cada vez mais comuns nos dias que correm, com muitos a poderem abrir em grande parte da sua extensão. O objetivo deste airbag, passa não só por evitar que os passageiros possam ser cuspidos do carro em caso de capotamento, como evitar o contacto entre a cabeça dos ocupantes e o teto, quando fechado.

Airbag de “proporções épicas”

Este novo tipo de airbag funciona de forma semelhante ao já conhecido airbag de cortina lateral, que evita o contacto entre a cabeça dos ocupantes e a janela. Está instalado no interior do próprio teto, e caso os sensores detetem perigo de capotamento, bastam apenas 0,08s para inflar totalmente, cobrindo a generosa área ocupada pelo teto panorâmico.

Durante o processo de desenvolvimento o airbag inédito mostrou a sua eficácia ao ter evitado que os dummies usados em teste fossem cuspidos do carro; e o impacto consideravelmente mais amortecido da cabeça, transformou uma situação de possível fatalidade em ferimentos ligeiros.

O desenvolvimento deste novo tipo de airbag fez com que a Hyundai Mobis registasse 11 patentes.

O maior airbag de sempre

Apesar das dimensões XL do airbag apresentado pela Hyundai, não é, incrivelmente, o maior até hoje aplicado num automóvel. Essa distinção cabe ao airbag lateral da Ford Transit, na versão que contempla cinco filas de bancos e 15 lugares. O enorme airbag lateral tem 4,57 m de comprimento e 0,91 m de altura.