Notícias Chapéus há muitos, mas como este da Ford… nem por isso.

Tecnologia

Chapéus há muitos, mas como este da Ford… nem por isso.

E porque não aplicar uma tecnologia, normalmente aplicada a um automóvel, a um acessório, possível de ser usado por qualquer condutor?

Chapéu da Ford Ver vídeo

A tecnologia não é novidade e já faz parte do equipamento de muitos automóveis, que detetam a fadiga do condutor e alertam para esse mesmo facto através de avisos visuais e sonoros.

A Ford no entanto pegou nessa mesma tecnologia e simplificou-a, aplicando-a a um boné. Isso mesmo, um boné.

O objetivo foi ajudar os camionistas no Brasil, que conduzem horas e horas, muitas vezes durante a noite. Um segundo de distração, ou de sonolência, pode significar um grave acidente.

O boné agora criado e desenvolvido pela Ford deteta e alerta com sinais sonoros, luminosos e ainda por vibração.

boné Ford

O chapéu da Ford, parece ser igual a um qualquer chapéu, mas tem embutido um acelerómetro e um giroscópio posicionados na lateral. Depois da calibração do sensor, percebendo os movimentos normais da cabeça do condutor, o chapéu está pronto a desempenhar a sua função — alertar o condutor para uma possível situação de fadiga ou cansaço.

Apesar dos mais de 18 meses de desenvolvimento do sistema, e mais de 5000 quilómetros percorridos em testes, o projeto do boné Ford ainda está a percorrer os seus primeiros passos, e sem previsão de chegar às lojas.

Face aos sistemas que equipam os automóveis, o boné Ford tem algumas vantagens. Para além do “equipamento” estar montado na cabeça do condutor, que faz com que o aviso sonoro seja próximo ao ouvido, e as luzes pisquem mesmo à frente dos olhos, pode ser utilizado por qualquer condutor, independentemente do veículo que conduz.

RELACIONADO: Novo Ford Fiesta soma vendas e obriga a aumento de produção

Apesar de ter sido testado com condutores de camiões no Brasil, a tecnologia desenvolvida pela Ford serve em qualquer tipo de automóvel, em qualquer parte do mundo.

boné Ford

Aparentemente a Ford diz que são precisos mais testes, para além do processo de patente e certificação, mas está interessada em oferecer a tecnologia para parceiros e clientes, acelerando o seu desenvolvimento e chegando a outros países.

Sabe esta resposta?
Qual o modelo da Ford que entrou no filme "Bullitt" ?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Bullitt regressa à ação. Ford reedita Mustang de Steve McQueen