Notícias O teu próximo MINI poderá ser «made in china»

Indústria

O teu próximo MINI poderá ser «made in china»

Parceria entre a BMW e o maior construtor de automóveis chinês, a Great Wall, poderá ditar o início da produção de modelos MINI no mercado asiático.

MINI Clubman

A concretizar-se a parceria que a BMW e a Great Wall estão a encetar, será a primeira vez que um MINI hatchback será produzido fora da Europa.

Recordamos que atualmente todos os modelos da MINI hatchback são produzidos em solo europeu, mais concretamente nas fábricas do grupo alemão em Inglaterra e Holanda − ao contrário do MINI Countryman que já é produzido em diversas partes do mundo: Europa, Tailândia e India.

Uma notícia que surge numa altura em que a marca atinge um dos melhores período de vendas da sua história: 230.000 unidades vendidas entre janeiro e agosto de 2017.

Porquê a China?

Há motivos de ordem política, económica e fiscal, para a BMW estar a apontar as baterias da MINI para a China.

A NÃO PERDER: Mini Electric Concept revela futuro da marca

O governo chinês impôs restrições ao acesso de marcas não-chinesas ao seu mercado, que é o maior mercado automóvel do mundo. Para as marcas estrangeiras terem acesso ao mercado chinês sem restrições de ordem fiscal (impostos mais elevados) têm de celebrar acordos locais.

Caso a BMW chegue a acordo com a Great Wall, isso possibilitará à MINI vender os seus modelos a preços mais competitivos naquele mercado.

Produção na China. E a qualidade?

Há muito tempo que a China deixou de ser sinónimo de produtos de fraca qualidade. São cada vez mais as marcas a escolherem a China para a produção dos seus produtos.

Todos os procedimentos de produção e escolha de materiais obedecem aos parâmetros europeus, pelo que a localização de um fábrica é acima de tudo uma decisão económica, mais do que técnica ou logística.

Quem é a Great Wall

A Great Wall é uma marca chinesa, fundada em 1984, que atualmente ocupa a 7ª posição na tabela de vendas do mercado chinês. É o maior construtor de automóveis chinês e já produz mais de um milhão de automóveis por ano, que exporta para todo o mundo.

Great Wall M4.
Great Wall M4.

A Great Wall é atualmente dos poucos «gigantes chineses» da indústria automóvel que ainda não tem nenhum acordo celebrado com marcas estrangeiras.