Notícias Condução autónoma já em 2020 com o concept Lexus LS+

Salão de Tóquio 2017

Condução autónoma já em 2020 com o concept Lexus LS+

O primeiro modelo topo de gama da Lexus focado na condução autónoma já foi apresentado, o Lexus LS+ chega em 2020 e simboliza a visão para o futuro.

Ver vídeo

A Lexus não podia faltar à chamada do Salão de Tóquio. O concept Lexus LS+ é o primeiro modelo da marca dedicado à condução autónoma e deverá chegar já em 2020.

Lexus LS+ concept

A marca tem vindo a melhorar o Sistema de Gestão de Segurança Integrado dos seus modelos através da implementação de tecnologias avançadas. Objetivo: Contribuir para um mundo livre de acidentes rodoviários.

Na base do desenvolvimento tecnológico da Lexus para a condução autónoma está um automóvel que que se conduza e que se deixe ser conduzido. A meta é a aplicação destas tecnologias já na primeira metade da década de 2020.

Concept LS+

O estilo elegante, moderno e arrojado, em conjunto com todas as tecnologias mais avançadas da marca para a condução autónoma são aquilo que melhor define o novo concept Lexus LS+.

lexus ls+ concept

Para além disso o Concept antevê a próxima geração de modelos da marca com uma arrojada grelha de grandes dimensões, com melhorias significativas na refrigeração e no desempenho aerodinâmico. Destacam-se ainda os pormenores como os faróis traseiros parcialmente iluminados a laser e os espelhos laterais eletrónicos.

RELACIONADO: Novo Lexus LS com caixa automática de 10 velocidades

Tecnologia de ponta com inteligência artificial

Através das tecnologias de condução autónoma, denominadas de “Highway Teammate” e já presentes no Concept LS+a Lexus pretende contribuir para um mundo onde possamos desfrutar de uma mobilidade livre, segura e suave.

O reconhecimento, avaliação e atuação são baseados na informação fornecida pelos sistemas a bordo, em resposta às condições reais de tráfego. A tecnologia já permite integrar tráfego de forma autónoma, mudanças e desvios de faixa, para além de manter o veículo na faixa de rodagem, e a distância para outros automóveis.

RELACIONADO: Condução autónoma: sim ou não?

O software do concept Lexus LS+ pode ligar-se a um centro de dados para proceder a atualizações, permitindo assim que sejam adicionadas novas funções. Paralelamente, a Inteligência Artificial recolhe e armazena toda a informação, incluindo dados sobre estradas e áreas circundantes.

Edições especiais, só para o Japão

A Lexus aproveitou ainda o Salão de Tóquio para apresentar uma edição especial, comemorativa do 10º aniversário dos modelos “F”, aplicada aos modelos RC e GS, com 50 unidades para cada um. Todos  equipados com amortecedores de elevado desempenho para uma maior estabilidade, e panela de escape em liga leve de titânio para a melhoria da experiência de condução.

Para reforçar o lado desportivo destes “F”, especiais, os componentes exteriores recorrem a PRFC (Polímeros Reforçados com Fibra de Carbono) e os painéis são em cinza fosco. O interior também é especial – a cor do símbolo “F” é o emblemático “Heat Blue”. Infelizmente, são vão estar disponíveis no Japão.