Notícias Wow! Um Toyota Land Cruiser Hot Rod!

Hot Rod

Wow! Um Toyota Land Cruiser Hot Rod!

O que dizer? Diretamente da África do Sul, um hot rod com base num... Toyota Land Cruiser FJ40. Simplesmente espectacular.

Toyota Land Cruiser Hot Rod

Os hot rod, tal como os conhecemos, nasceram nos EUA. O que não significa que o conceito não esteja aberto a interpretações oriundas de outros locais do planeta. Basta olhar para este Toyota Land Cruiser FJ40 de 1976, nascido e criado em África.

Esta máquina fantástica é originária da África do Sul, e foi transformada nas instalações da Allers Rods & Costums, situada nos arredores de Joanesburgo. Os seus autores um representante do mundo hot rod, mas com um sabor mais doméstico. E a história entre os Toyota Land Cruiser e grande parte do território sul-africano faz definitivamente parte da cultura local.

Toyota Land Cruiser Hot Rod

1200 horas de trabalho

Como podemos ver nenhum detalhe foi deixado ao acaso para tornar este Land Cruiser numa máquina única.

No total, a fabricação levou 1200 horas e as transformações operadas foram extensas. A suspensão dianteira teve de ser feita de raíz e para manter a integridade estrutural foi instalada uma roll cage. Notável é também a origem de muitos dos componentes instalados.

O diferencial e as rodas mais largas são originários de um Land Rover Discovery, os bancos de um Jeep Wrangler, o rádio é de um Lexus, o volante é da Momo e os faróis são de um… Volkswagen Golf de primeira geração. Mas não se fica por aqui, porque ainda não chegámos ao motor.

Hot Rod sem V8 não é Hot Rod

Apesar das origens, não deixa de ser um hot rod. E como tal, prescindiu-se do seis cilindros em linha da série F da Toyota, que equipava originalmente o Land Cruiser, e no seu lugar reside agora um V8 – como qualquer hot rod digno.

E não é nenhum big block americano da Ford, GM ou Chrysler, como seria expectável. A Allers Rods & Costums decidiu manter tudo em família e a escolha recaiu sobre o 1UZ-FE, o V8 desenvolvido originalmente para o primeiro dos Lexus – o LS400.

O 1UZ-FE mantém os 4.0 litros de capacidade e debita cerca de 300 cv – num Land Cruiser – e está acoplado também a uma transmissão da Lexus automática de cinco velocidades.

Capacidades todo-o-terreno? Zero

Não seria de esperar qualquer capacidade fora de estrada por parte deste Toyota Land Cruiser, apesar dos pneus off road. Como dá para ver está “colado” ao asfalto, mas mesmo assim possui uma distância ao solo decente… para um hot rod.

As transformações são vastas para as detalharmos todas aqui, mas apreciámos bastante o pormenor de ver a carroçaria – com teto rebaixado – estar revestida com o mesmo tom creme dos Land Cruiser da altura. Espectacular…

 

Sabe esta resposta?
Qual a maior velocidade máxima alguma vez alcançada por um Toyota Land Cruiser?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Toyota Land Speed Cruiser, o SUV mais rápido do mundo
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Toyota Land Speed Cruiser, o SUV mais rápido do mundo