Notícias Desmontar um motor nunca foi tão fascinante

Video

Desmontar um motor nunca foi tão fascinante

Ahh, sexta-feira. Nada mais terapêutico do que ver um motor a ser desmontado, peça por peça. Uma espécie de strip-tease mecânico.

Motor Mazda MX-5 Ver vídeo

A não ser que montem e desmontem motores para ganhar a vida, a maior parte de nós não tem noção da quantidade de peças que estão no interior daquele bloco de metal.

Todas aquelas peças – sejam em metal ou plástico, fios, cabos, tubos ou correias -, quando montadas, são o que garantem a mobilidade da nossa máquina, mesmo que por vezes pareça “magia negra”.

Neste filme fascinante, vemos um motor a ser desmontado, peça a peça. Trata-se do bloco B6ZE de 1.6 litros do primeiro Mazda MX-5 que é “reduzido” aos componentes que o constituem.

Para tal recorreram à técnica de time lapse – exibição sequencial de diversas fotografias, em ritmo acelerado, mas com lapsos de tempo entre elas.

A nossa «stripper» de serviço

E como podemos ver, nenhum componente é esquecido. Pelo meio ainda podemos ver algumas animações da árvore de cames e da cambota em funcionamento.

Este filme faz parte da introdução de um curso para entender tudo sobre como um carro funciona, onde os autores vão desmontar peça por peça um Mazda MX-5 e voltar a montá-lo novamente.

A How a Car Works foi estabelecida em 2011 e além do recente canal de Youtube têm também um sítio na internet que pretendem que sirva de guia para entender o funcionamento interno de um automóvel.

Este pequeno e precioso filme foi obra de Alex Muir. Para o fazer, não só requereu que o motor fosse realmente desmontado, como necessitou de 2500 fotografias e 15 dias de trabalho. Obrigado, Alex, obrigado…