Autopédia Esta é a história do RB12-FS-00663-02

Fórmula 1

Esta é a história do RB12-FS-00663-02

Porque é que Fórmula 1 é categoria rainha do desporto motorizado? Este vídeo dá-nos uma parte da resposta através do parafuso RB12-FS-00663-02.

Perfeição. Absoluta perfeição. Se há alguma disciplina motorizada que roça a perfeição, essa disciplina é a Fórmula 1.

Enquanto apaixonado por automóveis, não sou (nunca fui…) um adepto confesso da Fórmula 1. Cada vez me convenço mais que é por ignorância…

Descobri que para nos apaixonar-mos pela Fórmula 1 não basta assistir aos grandes prémios. Como em tudo na vida (que verdadeiramente vale a pena…) gostar de algo exige esforço e dedicação.  E quanto mais sei sobre a Fórmula 1, mais me apaixono por ela. Pela sua essência.

A Fórmula 1 é complexamente bela

Fórmula 1 é um desporto que exige perfeição para concretizar o seu derradeiro propósito: ir mais rápido. Talvez seja essa a sua essência. E a perfeição, quando se manifesta, é das coisas que mais deslumbram o espírito humano.

É por isso que quando a nossa imperfeita existência vislumbra algo que se aproxima da perfeição, a nossa pele se arrepia e os nossos sentidos são sequestrados. Seja por um quadro, por uma música, por uma flor, pela beleza feminina ou por um… parafuso. Oi? Um parafuso?!

Sim, um parafuso

Esta é a história do RB12-FS-00663-02, um parafuso. Um parafuso que até tem direito a nome. Porque não é um parafuso ordinário, é um parafuso perfeito.

E se não te arrepiares (como eu me arrepiei) perante a perfeição do RB12-FS-00663-02, todo este texto foi em vão.

Vai buscar um lenço, vais chorar a ver um documentário sobre um parafuso:

Controla-te! És um homem ou quê? Adiante… Este exemplo pertence à Red Bull Racing, mas estou certo que pode ser aplicado a qualquer equipa do Mundial de Fórmula 1. O empenho e dedicação que colocaram num “simples” parafuso como o RB12-FS-00663-02 é exagerado? Não. É a medida certa de empenho.

A NÃO PERDER: O que são juntas homocinéticas?

Um único defeito, um único descuido, e pronto. Pode perder-se um campeonato. Milhares de horas de pesquisa, desenvolvimento e trabalho vão pelo cano abaixo. Num desporto que se mede à milésima de segundo, todos os parafusos contam. Gostaram do trocadilho?

Voltando ao RB12-FS-00663-02, este parafuso faz parte da suspensão dianteira do RB12. E todos os componentes (todos!) que compõe um carro de Fórmula 1 são fabricados com um grau de exigência bastante simples de entender: TEM DE SER PERFEITO!


Somos só nós que somos malucos por automóveis, parafusos e Cia.? Se a tua resposta é não, partilha este artigo com os teus amigos e ajuda a Razão Automóvel a crescer.