Launch Control

O que pode correr mal? Usar o launch control num parque de estacionamento

Estás aos comandos de um McLaren 650S e decides usar a função de launch control... num parque de estacionamento. Tem tudo para correr bem...

Sim, todos nós já fizemos idiotices atrás do volante. Mas se por vezes não existem consequências ou são irrelevantes, noutros casos as idiotices podem sair caro a vários níveis.

Foi o que este condutor descobriu… da pior maneira. Ainda não existe informação oficial, mas segundo o que já foi averiguado, o condutor deste McLaren 650S, alugado, decidiu experimentar a função de launch control no pior sítio possível: um parque de estacionamento, rodeado de outros automóveis e, como veio a verificar de forma dolorosa, de árvores.

Compreendemos a excitação de ter alugado um superdesportivo como o McLaren 650S e queremos sentir tudo o que o V8 de 3.8 litros bi-turbo de 650 cv tem para dar. Mas haja bom senso. Existem sítios mais indicados para explorar todo o potencial do McLaren do que um pequeno parque de estacionamento.

O resultado é o visto. A função de launch control do 650S permite que o carro alcance os 100 km/h em 3.0 segundos exatos. Neste modelo, após ativar o launch control, um pé está a calcar firmemente o acelerador, enquanto o outro está sobre o travão. Para sermos lançados em direção ao horizonte como se não houvesse amanhã, apenas temos de tirar o pé do travão e depois… bem, olhos esbugalham-se, entranhas comprimem-se e até nos esquecemos de respirar enquanto o cérebro tenta processar tudo o que se está a passar.

No caso deste “piloto”, felizmente – ou não -, uma árvore serviu de travão. O carro ficou bastante maltratado e em relação ao condutor, aparentemente, saiu ileso do aparato.

RELACIONADO: Em 20 anos, muito mudou na segurança automóvel. Muito mesmo!

Sabes responder a esta?
Qual o nome do sucessor do McLaren 650S?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

McLaren 720S apresentado em Genebra. E agora, inglês ou italiano?

Mais artigos em Notícias

Os mais vistos