Notícias Oficial: Opel e Vauxhall integradas no Grupo PSA

Mercado

Oficial: Opel e Vauxhall integradas no Grupo PSA

O processo de aquisição da Opel e Vauxhall por parte do Grupo PSA chega agora à sua conclusão. O grupo passa a ser o segundo maior na Europa.

Opel Adam em Paris

A conclusão do processo de aquisição da Opel e Vauxhall pelo Grupo PSA à GM (General Motors), que se iniciou em março, está concluído.

Agora com mais duas marcas no seu portefólio, o Grupo PSA torna-se o segundo maior construtor europeu atrás do grupo Volkswagen. As vendas combinadas da Peugeot, Citroën, DS e agora Opel e Vauxhall garantem uma quota de 17% no mercado europeu no primeiro semestre.

Foi também anunciado que dentro de 100 dias, em novembro próximo, será apresentado um plano estratégico para as duas novas marcas.

Esse plano será impulsionado pelo potencial das sinergias dentro do próprio grupo, estimando-se que possam poupar cerca de 1700 milhões de euros por ano, a médio prazo.

Objectivo imediato é conseguir o regresso aos lucros por parte da Opel e Vauxhall.

Em 2016 os prejuízos foram de 200 milhões de euros e, segundo declarações oficiais, o objectivo será conseguir lucros operacionais e alcançar uma margem operacional de 2% em 2020, margem que deverá crescer até 6% até 2026.

Estamos hoje a assumir um compromisso para com a Opel e a Vauxhall numa nova fase no desenvolvimento do Grupo PSA. [...] Vamos aproveitar a oportunidade de nos apoiarmos mutuamente e conquistar novos clientes, através da implementação do plano de performance que a Opel e a Vauxhall irão desenvolver.

Carlos Tavares, Presidente do Conselho de Administração do Grupo PSA

Michael Lohscheller é o novo Diretor Executivo da Opel e Vauxhall, que se vê acompanhado por quatro executivos da PSA na administração. Passa pelos objectivos de Lohscheller também conseguir uma estrutura de gestão mais magra, reduzindo a complexidade e incrementando a velocidade de execução.

Fica por concluir apenas a aquisição das operações europeias da GM Financial, que aguardam ainda a validação das entidades reguladoras, estando previsto a sua conclusão ainda durante este ano.

Grupo PSA: Peugeot, Citröen, DS, Opel, Vauxhall

O que podemos esperar da nova Opel?

Para já há acordos que foram estabelecidos e que permitem à Opel continuar a vender produtos, como o Astra ou o Insignia, modelos que recorrem a tecnologia e componentes que são propriedade intelectual da GM. Da mesma forma, foram elaborados acordos para continuar o fornecimento de modelos específicos para a australiana Holden e a americana Buick, que não são mais modelos da Opel com outro símbolo.

A integração das duas marcas passará pelo recurso às bases PSA progressivamente, conforme os modelos chegam ao fim do seu ciclo de vida e são substituídos. Podemos observar essa realidade de forma antecipada com os Opel Crossland X e Grandland X, que recorrem à base do Citroën C3 e Peugeot 3008 respetivamente.

Prevê-se também que a GM e PSA colaborem no desenvolvimento de sistemas de propulsão elétricos e, potencialmente, o Grupo PSA poderá ter acesso aos sistemas fuel cell da parceria resultante entre a GM e a Honda.

Aspetos mais pormenorizados da futura estratégia serão conhecidos em novembro, que terão de referir-se, igualmente, ao destino das seis unidades de produção e cinco unidades de produção de componentes que a Opel e Vauxhall têm na Europa. Para já existe a promessa de que nenhuma unidade de produção tem de ser encerrada, ou que tenha de haver despedimentos, encetando em vez disso, medidas para melhorar a eficiência destas.

Estamos a testemunhar hoje o nascimento de um verdadeiro campeão europeu. [...] Soltaremos o poder destas duas marcas icónicas e o potencial dos seus talentos atuais. A Opel continuará alemã e a Vauxhall britânica. Elas encaixam perfeitamente no nosso portefólio atual de marcas francesas.

Carlos Tavares, Presidente do Conselho de Administração do Grupo PSA

 

Sabe esta resposta?
Qual foi o parceiro de desenvolvimento no motor do Opel Astra GSI (F de 1991-1998)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Opel Astra GSi 2.0 16v
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Opel Astra GSi 2.0 16v