Notícias Lucid Air. Rival do Tesla Model S atinge 378 km/h

Elétricos

Lucid Air. Rival do Tesla Model S atinge 378 km/h

Há três meses atrás reportámos que o Lucid Air tinha atingido 350 km/h... eletronicamente limitados. Mas o Lucid Air tinha mais para dar.

Lucid Air

O Lucid Air é uma berlina elétrica com 1000 cv de potência, o principal rival do Model S da Tesla. O seu desenvolvimento, como qualquer outro carro, implicou uma série de testes, incluindo testes a alta velocidade. Para tal, a marca deslocou-se à na pista oval do Transportation Research Center, em Ohio (EUA), com mais de 12 km de extensão, onde em abril um protótipo alcançou cerca de 350 km/h.

Agora, três meses depois, e no mesmo circuito, a Lucid Motors decidiu elevar a fasquia. A construtora retirou o programa que limitava eletronicamente a velocidade máxima e colocou-o novamente no mesmo circuito. Livre das amarras eletrónicas, a berlina elétrica superou a marca anterior e continuou a subir até atingir uns incríveis 378 km/h.

O objectivo deste tipo de testes não é apenas para se gabarem. A publicidade é muito bem vinda, sem dúvida, mas levar o carro e o grupo motriz aos limites é a melhor forma de o melhorar.

Em testes de alta velocidade anteriores já tinham sido detetados alguns pontos a necessitar de revisão, como o funcionamento da suspensão pneumática e a temperatura alcançada pelos dois motores elétricos – um por eixo.

Apesar do número atingido, não é de esperar que quando chegar ao mercado em 2018, o modelo de produção apresente valores desta envergadura para a velocidade máxima. Tal como a Tesla, também a Lucid Motors deverá limitar eletronicamente a velocidade máxima da sua berlina, evitando não só o desgaste prematuro dos mais variados componentes, como hipotéticas questões legais.

Não é só no capítulo da velocidade máxima que o Lucid Air promete, já que também quer ombrear com os menos de 2.5 segundos atingidos pelo Tesla Model S P100D nos 0 aos 96 km/h. Tudo isto com uma autonomia prometida de pouco mais de 640 km, e com um preço que deverá rondar cerca de 150 mil euros para as primeiras 250 unidades, que deverão vir profusamente equipadas.

Sabe esta resposta?
Qual o carro elétrico mais rápido no Nürburgring?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

NIO EP9. Mais rápido que o Lamborghini Huracan Performante no Nürburgring