Notícias Hyundai i30 N revelado. As primeiras imagens e todos os detalhes

Revelação mundial

Hyundai i30 N revelado. As primeiras imagens e todos os detalhes

A primeira criação do departamento N Performance da Hyundai foi hoje revelada em Düsseldorf. A Razão Automóvel esteve lá e conta-te tudo.

Depois vários meses de espera e muitos teasers, finalmente hoje partimos para esta apresentação que está a decorrer em Düsseldorf, na Alemanha, e que podes acompanhar no nosso Instagram.

As expectativas em relação ao Hyundai i30 N não poderiam ser mais elevadas. Porquê? Para começar, o Hyundai i30 N é resultado de um processo de desenvolvimento inédito na Hyundai, que fez do Nürburgring Nordschleife o seu «quartel general» durante a conceção deste novo desportivo.

Trata-se do primeiro modelo do departamento N Performance, desenvolvido sob a batuta de Albert Biermann, um engenheiro alemão de créditos firmados na indústria automóvel – Biermann foi durante alguns anos o responsável máximo da divisão M Performance da BMW.

Além dos testes na neve no norte da Suécia – com o piloto Thierry Neuville ao volante – o derradeiro teste ao Hyundai i30N foi nas 24 Horas de Nürburgring. Se dúvidas houvesse, a Hyundai não esteve para brincadeiras.

A apresentação do novo i30N em Düsseldorf foi, por isso, um momento especial. Vamos ao que interessa.

Um desportivo para o quotidiano, a começar pelo design

Desenvolvido com base no novo Hyundai i30, o i30 N foi pensado como um carro apto para viajar confortavelmente durante a semana mas perfeitamente capaz de proporcionar um diversão extra em circuito. Em termos de design, o i30 N não foge muito do modelo de série.

No exterior, para além da assinatura N na grelha dianteira, nas pinças dos travões e do azul inspirado na Hyundai Motorsport, os para-choques dianteiros e traseiros estão visivelmente mais agressivos. A carroçaria ligeiramente rebaixada, o spoiler traseiro e as molduras em preto dos faróis contribuem para a silhueta desportiva.

No interior, salta à vista o volante exclusivo “N”, que reúne todas as funcionalidades de alta performance, e os bancos desportivos, com maior apoio lombar.

Os números oficiais

Tal como previsto, o Hyundai i30 N vai estar equipado com um bloco 2.0 T-GDi, disponível em dois níveis de potência. No Pack Standard, este motor entrega 250 cv às rodas dianteiras, enquanto que no Pack Performance é capaz de debitar 275 cv. A versão de 250 cv acelera até aos 100 km/h em 6.4 segundos e a versão de 275 cv demora 6.1 segundos a cumprir o mesmo sprint.

Em ambas as versões o binário máximo é de 353 Nm, entregue às rodas dianteiras através de uma caixa manual de seis velocidades. Além dos 25 cv adicionais, o Pack Performance acrescenta ainda pneus Pireli P-Zero de 19 polegadas, pinças de travões vermelhas e discos de travões maiores (18 polegadas à frente, 17 polegadas atrás). O diferencial autoblocante e o sistema de escape com válvula variável são outros dos goodies incluídos neste Pack Performance, de forma a permitir uma experiência mais emocionante ao volante.

Além de ser a inicial de Namyang, o centro de pesquisa e desenvolvimento da Hyundai na Coreia do Sul, e a inicial de Nürburgring, onde está localizado o centro de testes europeu, o logótipo "N" simboliza também uma chicane.

A NÃO PERDER: Já conduzimos o novo Kia Picanto

A tecnologia ao serviço da experiência de condução

O condutor pode escolher cinco modos de condução: Eco, Normal, Sport, N e N Custom, e todos eles podem ser selecionados usando os botões dedicados no volante. Através destes modos é possível alterar o comportamento do carro, ajustar o mapeamento do motor, a suspensão, o controlo eletrónico de estabilidade (ESC), o diferencial autoblocante, nota de escape, a direção e por último, o ponta-tacão automático (rev matching).

O Hyundai i30 N chega a Portugal em novembro. Quanto a preços, temos ainda de esperar por mais novidades da marca.