Notícias Honda ZSX. O mini NSX vai mesmo acontecer?

Antevisão

Honda ZSX. O mini NSX vai mesmo acontecer?

Novas imagens do registo de patentes reforçam os rumores sobre o Honda ZSX, sucessor espiritual do S2000, assumindo-se como um mini NSX.

Honda ZSX, registo de patente

Não é propriamente novidade: os rumores de um novo desportivo por parte da Honda, posicionado abaixo do NSX, já circulam há alguns anos. E sabemo-lo devido, sobretudo, ao registo de patentes. Em 2015, deparámo-nos pela primeira vez com imagens do hipotético modelo desportivo. No ano seguinte, a Honda patenteou a designação ZSX – similar à designação NSX – que deu força aos rumores de que um novo desportivo estaria mesmo a caminho.

E agora – já em 2017 – novas imagens retiradas da EUIPO (Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia), permitem ter um primeiro vislumbre do interior do novo modelo. Quando comparamos as imagens destas novas patentes com as anteriores, verifica-se que se trata efetivamente do mesmo modelo, com a única diferença a estar na remoção do teto e para-brisas.

As proporções deste modelo são típicas de um carro com motor colocado em posição central traseira. Percepção reforçada pela presença de generosas entradas de ar laterais. O interior também apresenta algumas semelhanças com o do NSX, sobretudo nos elementos que habitam a consola central. Mais estranho é a presença de um volante… quadrado.

CLÁSSICOS : Não estão a ver mal. Este Discovery é mesmo um Honda

Junte-se as câmaras externas – a substituir os retrovisores – nas primeiras patentes, e temos de assumir que as probabilidades são grandes de as imagens indicarem um concept, ao invés de um modelo de produção. Para sabermos quão próximo este modelo estará de uma hipotética versão de produção, teremos de esperar até à sua revelação. Será que teremos alguma surpresa em setembro no Salão de Frankfurt, ou um pouco mais tarde, no Salão de Tóquio?

ZSX para tapar um grande buraco

A marca japonesa tem no seu portefólio dois desportivos colocados em pontos diametralmente opostos. Num dos extremos temos o sofisticado NSX, o superdesportivo zeitgeist, que casa um V6 biturbo com um trio de motores elétricos, totalizando 581 cv. No outro, com parcos 64 cv, temos o S660, o kei car que, infelizmente, está limitado ao mercado japonês. A única coisa que une estas máquinas tão díspares, além de serem Honda, é o facto de colocarem o motor “atrás das costas”.

O denominado ZSX ajudaria a criar um degrau extra entre as propostas puramente desportivas da Honda, caso ignoremos o hot hatch Civic Type R. Ou seja, passaria a ocupar o lugar deixado vago pelo saudoso S2000.

Apesar de totalmente distintos, existem pontos em comum entre o ZSX e o S2000. Tal como este último, os rumores apontam para que o ZSX recorra a um motor de quatro cilindros em linha. Ao contrário do S2000, que vivia dos regimes estratosféricos, o motor do ZSX teria origem no do Civic Type R, ou seja, o 2.0 litros turbo com 320 cv. A diferença residiria no adicionar de um ou mais motores elétricos, tal e qual como vemos no NSX, potenciando assim a performance.

Será que se vai tornar realidade? Façam figas!

Sabe esta resposta?
Em que modelo da Honda surgiu primeiro a designação Type R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Type R. A história da linhagem mais desejada da Honda
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Type R. A história da linhagem mais desejada da Honda