Notícias O que tem em comum o Ford Focus, o motor do Nissan GT-R e Pikes Peak?

Vídeo

O que tem em comum o Ford Focus, o motor do Nissan GT-R e Pikes Peak?

Nada, mas foram os ingredientes escolhidos pelo piloto Tony Quinn e a Pace Innovations para transformar um humilde Ford Focus numa máquina à altura de Pikes Peak.

Ford Focus Pikes Peak

Certamente estarão familiarizados com o Ford Focus, o familiar compacto com motor dianteiro e tração à frente. Mas este Ford Focus que vêm na imagem, já pouco ou nada tem a ver com o modelo de produção.

Basta olhar para ele para perceber que do modelo americano sobrou muito pouco: apenas os pilares A e a estrutura do para brisas se assemelham a um Focus. Toda a carroçaria foi substituída por um kit aerodinâmico, tão eficaz como espetacular.

Mas o segredo para as elevadas prestações desta máquina de competição está no motor. O humilde bloco de quatro cilindros do Focus deu lugar a um 3.8 V6 biturbo em posição central traseira, proveniente do… Nissan GT-R. Não contentes com este transplante de motor, a Pace Innovations puxou os níveis de potência para os 850 cv, num motor que (na sua versão atualizada) debita já uns respeitáveis 570 cv.

A casa de tuning australiana casou o bloco V6 do Godzilla com uma transmissão sequencial de seis velocidades, que transmite toda a potência às quatro rodas. A adoção de painéis em fibra de carbono para a carroçaria ajudou a manter o peso abaixo da tonelada.

Posto isto, faltava apenas uma suspensão à altura das exigências do Pikes Peak… et voilà. O Ford Focus – ou o que resta dele – estreou-se no Pikes Peak International Hill Climb, com o piloto Tony Quinn ao volante.

Esta prova de montanha decorre todos os anos no Colorado, EUA, e é conhecida por «corrida até às nuvens»: são 20 km de extensão com um desnível de altitude de quase 1500 metros entre a partida e a chegada, e uma inclinação média de 7%.

A edição deste ano decorreu no final do mês passado, mas só agora temos imagens desta máquina de potência em ação. Só visto:

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do novo motor 1.5 litros de três cilindros do Ford Fiesta ST?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Fiesta ST revelado. Três cilindros e 200 cv de potência