Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Tuning

HGP Turbo transforma Volkswagen Passat num «bicho» de 480 cv

Como acrescentar 200 cv de potência máxima ao Volkswagen Passat mantendo ao mesmo tempo o motor 2.0 TSI de origem? A HGP Turbo tem a resposta.

Para os aficionados do universo tuning, a HGP Turbo é com toda a certeza um nome bastante familiar. No seu portefólio a preparadora alemã tem projetos tão bizarros como impressionantes – um dos mais conhecidos é talvez o Volkswagen Golf R com 800 cv de potência.

A mais recente cobaia da HGP Turbo foi a Volkswagen Passat Variant. Na sua versão mais potente, a carrinha vem equipada com um motor 2.0 TSI de 280 cv, o mesmo que equipa, por exemplo, o novo Arteon. Um nível de potência que, aos olhos de uma preparadora habituada a extrair o máximo dos motores do grupo Volkswagen, é manifestamente baixo.

Volkswagen Passat Variant HGP Turbo
A NÃO PERDER Volkswagen Polo 2018. As primeiras imagens (e não só) da nova geração

Graças a um novo turbocompressor e a um conjunto de outras modificações mecânicas – filtro de ar, sistema de escape, etc – a HGP adicionou 200 cavalos e 250 Nm de binário ao 2.0 TSI totalizando 480 cv de potência e 600 Nm de binário.

Para lidar com toda esta potência e binário a HGP fez pequenas afinações na caixa DSG e optou por uma suspensão KW e discos de travão dianteiros de 370 mm. Com 200 cavalos a mais, as performances só poderiam melhorar. Esta Volkswagen Passat demora agora apenas 4.5 segundos dos 0-100km, retirando 1.2 segundos ao modelo de série.

Infelizmente, trata-se de um modelo one-off e como tal não vai estar disponível para venda, nem mesmo na forma de um pacote de modificações.

Mais artigos em Notícias