Branded Content Transform 2025+. O futuro da Volkswagen e a eletrificação

patrocinado Volkswagen

Volkswagen

Transform 2025+. O futuro da Volkswagen e a eletrificação

O Volkswagen I.D. Concept, é o primeiro modelo de uma família alargada de modelos 100% elétricos, autónomos e conectados do construtor alemão. É a face visível do plano Transform 2025+.

Volkswagen I.D.

O plano Transform 2025+ é o plano mais ambicioso da história da marca alemã. Anunciado em 2016, representa a resposta da Volkswagen às necessidades dos consumidores: condução autónoma, conectividade e serviços digitais e mais soluções de mobilidade (ride-sharing e car-sharing).

O primeiro passo.

O primeiro modelo desta nova geração Transform 2025+ será o Volkswagen I.D, que chega ao mercado já daqui a 3 anos. Será o primeiro modelo 100% elétrico da marca alemã produzido sob a nova plataforma modular elétrica (MEB), que irá acolher desde citadinos a berlinas de luxo 100% elétricas.

Volkswagen I.D.
Volkswagen I.D.

Tem o tamanho de um Golf por fora, mas o espaço interior de um Passat.

Em termos de dimensões, o Volkswagen I.D. está muito próximo do Golf. “Ele terá o tamanho de um Golf por fora, mas o espaço interior de um Passat”, descreve Herbert Diess, presidente da Volkswagen.

Volkswagen I.D.
Volkswagen I.D.

Como é que o Volkswagen I.D. consegue ser tão espaçoso face às suas dimensões exteriores? Graças à ausência de elementos típicos dos carros convencionais como o motor de combustão, é possível aproveitar melhor as dimensões da carroçaria para acomodar os passageiros com total conforto.

Performance amiga do ambiente

O Volkswagen I.D. é alimentado por um motor elétrico de 170 cv, cujas baterias permitem uma autonomia entre 400 e 600 km. Quanto ao tempo de carregamento, serão necessários menos de 30 minutos para garantir 500 km de autonomia (numa tomada rápida).

Volkswagen I.D.
Volkswagen I.D.

Além disso, este protótipo dá-nos ainda um primeiro vislumbre sobre o futuro da tecnologia de condução autónoma da Volkswagen, com uma particularidade: em modo completamente autónomo, o volante multifunções recolhe automaticamente para dentro do tablier, de forma a aumentar o conforto do condutor, que neste caso passará a ser apenas um passageiro. Esta tecnologia será estreada nos modelos de produção já em 2025.

Os Volkswagen do futuro vão ser assim?

Além de ser o responsável pela estreia das novas tecnologias do Grupo Volkswagen, o Volkswagen I.D. será também o primeiro modelo a estrear a nova linguagem estilística da marca para os modelos 100% elétricos.

Tão revolucionário como o Carocha

Matthias Müller

No campo do design, os grandes destaques são a assinatura luminosa futurista com luzes LED, teto panorâmico e as linhas da carroçaria mais aerodinâmicas que deverão transitar para o modelo de produção.

Volkswagen I.D.
Volkswagen I.D.

A Volkswagen nasceu sem grelha. Com os ID estamos a olhar para o futuro mas temos a nossa identidade original com uma frente fechada

Klaus Bischoff

Por falar em aerodinâmica, os tradicionais espelhos laterais foram substituídos por câmaras, uma tendência que se tem vindo a verificar nos últimos protótipos futuristas do Grupo Volkswagen.

Volkswagen I.D.
Volkswagen I.D.

Em relação ao interior este foi pensado de acordo com o conceito Open Space. Os bancos podem rodar sobre si, criando um lounge interior para convívio dos passageiros.

E preços?

A estimativa da Volkswagen é que em 2020, quando o I.D. for lançado, custe o mesmo que um Golf. Perante este cenário, as perspetivas da marca são naturalmente ambiciosas. O objetivo do Transform 2025+ é que em 2025 a Volkswagen venda mais de 1 milhão de elétricos todos os anos, alcançando assim a liderança mundial no segmento dos veículos elétricos.

Volkswagen I.D.
Volkswagen I.D.