Notícias pWLAN. Todos os carros vão ter isto

Tecnologia

pWLAN. Todos os carros vão ter isto

Melhorar a comunicação entre os carros é a função do pWLAN. O «perigo ao virar da esquina» vai deixar de existir.

Chama-se pWLAN, ou se preferirem Public Wireless Local Area Network. E não, não vai servir para alimentar os nossos dispositivos móveis com atualizações do Facebook e da Razão Automóvel (o que não era mal pensado…).

Nos automóveis, a tecnologia pWLAN terá uma missão muito mais importante: permitir que todos os automóveis partilhem informações entre si.

Adeus ao «perigo ao virar da esquina»

O pWLAN é uma nova tecnologia de rede local que usa ondas de rádio para transmissão de dados (similar ao WLAN que já conhecemos, mas público). Esta tecnologia está a ser atualmente testada de forma padronizada pela indústria automóvel para a partilha de dados entre os veículos, independentemente da marca.

Graças ao pWLAN os automóveis vão poder partilhar entre si informações relevantes sobre o tráfego, num raio de 500 metros. Nomeadamente acidentes, tráfego, constrangimentos nas vias, estado do piso (presença de gelo, buracos ou poças de água), etc. Ou seja, mesmo antes do perigo estar visível ao sistemas de radares, o automóvel já está a preparar um conjunto de medidas para evitar um potencial acidente.

Já em 2019

A primeira marca a anunciar a introdução deste sistema nos seus modelos foi a Volkswagen, mas brevemente outras marcas deverão juntar-se à marca alemã. Em comunicado a Volkswagen fez saber que a partir de 2019 a maioria dos seus automóveis estarão equipados com a tecnologia pWLAN de série.

Queremos aumentar a segurança dos nossos modelos com a ajuda destes sistemas de comunicação . Acreditamos que a forma mais rápida é através de uma plataforma comum a todos os automóveis.

Johannes Neft, Head of Vehicle Body Development da Volkswagen

Conhecem a expressão «perigo ao virar da esquina»? Pois bem, tem os dias contados.